loading

Crónica: Portugal aplica goleada a Gibraltar em noite de estreias

Portugal iniciou hoje a preparação para a fase de apuramento do Campeonato do Mundo de futebol de 2018, na Rússia, com uma vitória, por 5-0, frente ao Gibraltar, em jogo particular.

Crónica: Portugal aplica goleada a Gibraltar em noite de estreias

Sem o 'capitão' Cristiano Ronaldo, ainda a recuperar da lesão contraída na final do Euro2016, os campeões europeus dominaram o ensaio do princípio ao fim, e depois dos golos de inaugurais Nani (27 e 55 minutos), arrancou para uma goleada com os tentos de João Cancelo (73), Bernardo Silva (76) e Pepe (79).

Uma noite para os jovens João Cancelo, jogador do Valência, e André Silva, do FC Porto, recordarem como a sua estreia ao serviço da seleção A, e também para Bernardo Silva, que apontou o seu primeiro golo na principal equipa nacional.

Naquele que foi o primeiro desafio dos lusos com o escudo de campeão europeu nas camisolas, o selecionador, Fernando Santos, operou seis alterações em relação ao ‘onze' inicial utilizado na histórica final do Euro2016, em junho, em Paris.

Saíram Rui Patrício, Cédric, José Fonte, Adrien Silva, Renato Sanches e Cristiano Ronaldo, e entraram Eduardo, Bruno Alves, João Moutinho, Ricardo Quaresma, Éder e o estreante João Cancelo, jovem jogador do Valência.

Apesar da mexida em mais de metade da equipa, Portugal não sentiu dificuldade em assumir o controlo do desafio desde os instantes iniciais, com Éder, Quaresma e Nani a serem lestos a criar as primeiras oportunidades de perigo.

Autor do golo do título europeu, Éder revelou-se, nos primeiros minutos, o mais batalhador entre a cerrada defensiva do Gibraltar, mas apesar do esforço esteve sem a pontaria ‘calibrada’, permitindo que o nulo se arrastasse.

A formação de Gibraltar praticamente limitava-se a defender, precipitando que toda a ação de jogo se passasse junto da sua área, onde Portugal colocava, sem dificuldade, todos os jogadores, à exceção do guarda-redes Eduardo.

Com tão acentuada pressão sobre o adversário, o primeiro golo dos lusos até pecou por tardio, surgindo aos 27 minutos, num fulgurante remate de Nani, após assistência de Bruno Alves.

O tento inaugural não fez os comandados de Fernando Santos tirarem o ‘pé do acelerador’, que, perante a falta de vocação ofensiva do adversário, mantinham Gibraltar ‘encostado às cordas'.

Éder continuava a querer retribuir, com um golo, a forte ovação que o público do Bessa lhe brindou no início do desafio, mas ora pelas intervenções do guarda-redes contrário, ora pelos ferros da baliza, os festejos do ‘herói de Paris’ não surgiram.

No regresso do descanso, Fernando Santos renovou a equipa e, além de promover uma outra estreia na Seleção A, com a aposta no ponta-de-lança André Silva, tentou imprimir mais velocidade na intermediária lançado Bernardo Silva e Adrien Silva.

Coincidência, ou não, Portugal entrou mais ritmado para segunda metade, e Nani, já depois de no primeiro minuto do rematado por cima com a baliza à mercê, acabou por ‘bisar’, aos 55 minutos, num golpe de cabeça após cruzamento de Bernardo Silva.

O segundo tento aguçou ainda mais o ‘apetite’ do público, que das bancadas pedia mais golos, mas, apesar do domínio avassalador, os portugueses sentiam dificuldade em abrir brechas coesa defensiva de Gibraltar.

Aproveitando um abrandamento no ritmo da equipa nacional, a formação mediterrânica ainda conseguiu, aos 72 minutos, arrancar alguns aplausos, protagonizando o seu único remate do jogo, por Yomes, que atirou lado.

A resposta de Portugal ao atrevimento contrário foi letal. Na jogada seguinte, os dois estreantes construíram o 3-0, aos 73 minutos, com André Silva a servir o remate indefensável de João Cancelo.

A resistência de Gibraltar já se tinha esvaído, permitindo aos portugueses dar tons de goleada à vitória, com Bernardo Silva, aos 75, a estrear-se a marcar pela seleção, e Pepe, aos 79, a assinar o 5-0 final, de cabeça.

Devido a uma lesão de André Gomes, que tinha entrado na segunda parte, Portugal acabou o jogo apenas com 10 unidades.

Na próxima terça-feira, os pupilos de Fernando Santos voltam à ação, frente à Suíça, em Basileia, no primeiro desafio do grupo B de apuramento para o Mundial de 2018.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?