loading

Crónica: FC Porto regressa às vitórias com reviravolta frente ao Boavista

O FC Porto regressou hoje às vitórias, batendo o Boavista, por 3-1, em partida da sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol, em que os 'dragões' tiveram de operar a reviravolta.

Crónica: FC Porto regressa às vitórias com reviravolta frente ao Boavista

Depois de uma vantagem madrugadora da equipa do Bessa, com um golo de Henrique, aos cinco minutos, os 'azuis e brancos' conseguiram a reviravolta ainda na primeira parte, com um 'bis' de André Silva, aos 19 e 41, o segundo na conversão de uma grande penalidade, fechando a contagem com um tento ao cair do pano de Alex Telles.

Com este resultado, a equipa orientada por Nuno Espírito Santo subiu, à condição, ao segundo lugar da Liga, agora com 13 pontos, os mesmos que o líder Benfica, e com mais um do que o terceiro classificado Sporting, ambos com menos um jogo.

Já o Boavista, que somou a terceira derrota consecutiva, mantém-se no 12.º lugar com os mesmos cinco pontos com que começou esta jornada.

Vindo de dois empates consecutivos, frente ao FC Copenhaga, para a Liga dos Campeões, e Tondela, para o campeonato, o técnico dos 'dragões' Nuno Espírito Santo operou várias alterações no 'onze' do FC Porto.

Em relação ao último jogo, em Tondela, o treinador apostou na titularidade de Adrián Lopez, Marcano, Óliver Torres e Danilo Pereira, abdicando de Boly, Rúben Neves, Brahimi e Depoitre.

Do outro lado, o técnico do Boavista Érwin Sanchez mudou quase meia equipa em relação ao 'onze' que foi aposta na última jornada, na derrota frente ao Feirense, por 2-1

Philipe Sampaio, Carraça, Iuri Medeiros, Digas e o guardião Agayev, este último em estreia, foram titulares, rendendo o castigado Lucas, Meira, Tengarrinha, Schembri e Renato Santos.

Apesar destas cinco mexidas, o Boavista não poderia esperar melhor entrada no jogo, pois logo aos cinco minutos, no primeiro lance de perigo junto às balizas, adiantou-se no marcador, por intermédio de Henrique.

O defesa-central antecipou-se à marcação do portista Felipe e, de cabeça, deu o melhor seguimento a um livre cobrado para área dos 'dragões' por Fábio Espinho.

O FC Porto tentou recompor-se do golo sofrido 'a frio', não demorando a assumir a iniciativa do jogo, e a criar os primeiros lances de perigo junto à baliza 'axadrezada'.

Depois de dois cortes providenciais da defesa do Boavista, e um cabeceamento de Danilo Pereira à barra, os 'azuis e brancos' lograram o empate ainda antes do minuto 20, por André Silva.

O ponta de lança colocou fim a uma série de seis jogos consecutivos sem marcar, desviando do alcance do guarda-redes Agayev um passe milimétrico de Otávio, assinando o 1-1.

Conseguida a igualdade, o FC Porto baixou um pouco a intensidade do seu jogo e, mesmo mantendo um ascendente ofensivo, sentia dificuldades para superar o apertado último reduto do Boavista.

Mas, apesar da coesão defensiva, a equipa comandada por Érwin Sanchez tinha recuado em demasia, praticamente abdicando dos contra-ataques, deixando mais espaço para os 'dragões' pressionarem.

Assim, face ao ascendente dos portistas, acabou por não surpreender a reviravolta no marcador, já perto do intervalo, com André Silva a bisar no jogo, aos 41, desta feita na cobrança de uma grande penalidade, a castigar uma falta sobre si, cometida por Henrique.

Na segunda parte, só nos últimos 15 minutos os 'axadrezados' conseguiram impor um pouco mais de velocidade no desafio, mas não causando grande mossa a um FC Porto que praticamente deixava o cronómetro correr, talvez já a pensar na partida da 'Champions' de terça-feira, com os ingleses do Leicester.

Ainda assim, e já depois de dois remates de Diego Jota e André Silva, sem pontaria, o FC Porto ainda conseguiu chegar o 3-1, por Alex Telles.

Num cruzamento protagonizado pelo lateral brasileiro, aos 86, o guarda-redes Agayev abordou o lance de forma displicente e permitiu que a bola lhe escapasse entre as mãos para o derradeiro golo da partida.

Programa da jornada

Sexta-feira, 23 de Setembro de 2016
FC Porto - Boavista, 3 - 1
Sporting - Estoril, 4 - 2

Sábado, 24 de Setembro de 2016
Feirense - Nacional, 0 - 3
Desp. Chaves - Benfica, 0 - 2
Sp. Braga - V. Setúbal, 2 - 1

Domingo, 25 de Setembro de 2016
Marítimo - Tondela, 2 - 0
Paços Ferreira - Rio Ave, 2 - 1
Moreirense - V. Guimarães, 0 - 1

Segunda-feira, 26 de Setembro de 2016
Belenenses - Arouca, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?