loading

LE: Sporting de Braga procura qualificação antecipada na Bélgica

O Sporting de Braga pode qualificar-se na quinta-feira antecipadamente para os 16 avos de final da Liga Europa de futebol, caso se imponha no estádio do Gent, em jogo da quinta e penúltima jornada do grupo H.

LE: Sporting de Braga procura qualificação antecipada na Bélgica

Se a vitória no reduto do terceiro classificado da Liga belga garante, matematicamente, a presença na fase a eliminar, uma derrota em Gent relega os minhotos do segundo para o terceiro lugar do agrupamento e coloca-os em sérias dificuldades para obter o apuramento.

Com os ucranianos do Shakhtar Donetsk já inamovíveis na liderança, fruto de quatro triunfos em outros tantos jogos, a luta pela segunda posição, a última que permite a continuidade na prova, joga-se entre portugueses e belgas, ainda que o ‘lanterna-vermelha’ Konyaspor ainda não esteja afastado.

Para assegurar a qualificação a uma jornada do fim, os ‘arsenalistas’ precisam não só de superar o resultado do jogo de Braga, que terminou empatado 1-1, mas também de melhorar o desempenho fora de casa, situação em que não venceu nenhum dos últimos quatro jogos europeus.

Por outro lado, a formação treinada por José Peseiro vai defrontar a equipa que sofreu mais golos na fase de grupos (11, quase todos – 10 – sofridos frente ao Shakhtar) e que se ficou pela primeira fase na única presença anterior na competição, em 2010/11.

O Braga, finalista vencido em 2011, frente aio FC Porto, tem um registo diametralmente oposto, tendo-se qualificado para a fase seguinte em todas as presenças anteriores, apesar de nunca ter conseguido nos únicos encontros disputado em solo belga, onde somou dois empates.

Nova igualdade na quinta-feira deixará tudo em aberto para a sexta e última jornada, na qual os bracarenses recebem o Shakhtar e o Gent se desloca à Turquia para defrontar o Konyaspor, que nesta ronda tem a árdua tarefa de vencer na Ucrânia e esperar que o Braga não vença para continuar a sonhar com o apuramento.

O Manchester United, o nome mais sonante da edição deste ano da segunda competição europeia de clubes – pelo menos até à eventual entrada em cena de alguns ‘colossos’ relegados da Liga dos Campeões -, está a deparar-se com mais dificuldades do que esperava no grupo A.

Perigosamente instalado na terceira posição, a um ponto do Fenerbahçe e do Feyenoord, a equipa treinada pelo português José Mourinho estará interessada em impor-se na receção aos holandeses para ter na última jornada uma deslocação mais tranquila ao recinto do Zorya, último posicionado.

Os outros dois treinadores portugueses em competição estão em melhor situação: Paulo Sousa mantém a Fiorentina no comando da ‘poule’ J, preparando-se para receber o PAOK, enquanto Paulo Bento procura, pelo menos, manter o Olympiacos no segundo posto do agrupamento B no confronto com o Young Boys.

Em pior situação está o Inter Milão - que não poderá contar com o médio português João Mário por não ter sido inscrito -, ocupando a última posição do grupo K e obrigado a vencer o Hapoel Beer Sheva, no qual alinha o defesa luso Miguel Vítor.

Os russos do Zenit de São Petersburgo, no qual alinha o defesa português Luís Neto, e os alemães do Schalke 04, líderes das ‘poules’ D e I, procuram, em conjunto com o Shakhtar, prolongar o percurso cem por cento vitorioso, respetivamente, frente ao Maccabi de Telavive e ao Nice, sensacional líder da Liga francesa.

Programa da jornada

Quinta-feira, 24 de Novembro de 2016
Zenit - Maccabi Tel Aviv, 2 - 0
FK Astana - Apoel, 2 - 1
Gabala FK - Anderlecht, 1 - 3
Fenerbahce - Zorya, 2 - 0
Shakhtar - Konyaspor, 4 - 0
Ajax - Panathinaikos, 2 - 0
Celta de Vigo - Standard, 1 - 1
FK Krasnodar - RB Salzburg, 1 - 1
H. Beer Sheva - Inter, 3 - 2
Sparta - Southampton, 1 - 0
Liberec - FK Qarabagh, 3 - 0
Zurich - Villarreal, 1 - 1
Fiorentina - PAOK, 2 - 3
AA Gent - Sp. Braga, 2 - 2
Schalke 04 - Nice, 2 - 0
Steaua - Osmanlispor, 2 - 1
Saint-Étienne - Mainz, 0 - 0
Athletic Bilbao - Sassuolo, 3 - 2
Olympiakos - Young Boys, 1 - 1
Roma - Plzen, 4 - 1
Man Utd - Feyenoord, 4 - 0
Dundalk FC - AZ, 0 - 1
Austria Wien - Astra Giurgiu, 1 - 2
Genk - Rapid Wien, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?