loading

Triatlo: Mundial arranca com Portugal a pensar em Tóquio-2020

O início do circuito mundial de triatlo, em Abu Dabi, é o primeiro passo da estratégia portuguesa de ter cinco elementos nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, com dois homens e uma mulher a lutar pelo pódio.

Triatlo: Mundial arranca com Portugal a pensar em Tóquio-2020

“Apontamos para Tóquio2020 ter pelo menos dois atletas para conseguir pensar numa medalha, o João Silva e o João Pereira. Nas mulheres, se as coisas correrem dentro da normalidade, podemos ter duas no top 10 e, quem sabe, uma a tentar as medalhas”, disse Lino Barruncho, técnico responsável pelo projeto olímpico.

Em declarações à agência Lusa, o treinador assumiu pretender elevar ainda mais o nível dos atletas olímpicos – João Pereira foi quinto no Rio2016, João Silva 35.º (nono em Londres2012) e Miguel Arraiolos 44.º - e fazer com que, até Tóquio, surjam novos valores nacionais “com nível capaz de os substituir em caso de lesão, sem ter, assim, de dar a vaga a outro país”.

“(No circuito) Temos dois atletas para disputarem ou tentarem ficar ambos no top 10 do 'ranking' mundial, O João Silva e o João Pereira. Neste circuito vamos tentar que em algumas etapas consigam o pódio. Com o Miguel Arraiolos a ideia é ele surgir o maior número de vezes no top 10, como já o fez, e um 15.º como resultado final”, disse, fixando objetivos.

David Luís e Filipe Azevedo são os elementos mais jovens – “vão para ganhar experiência e ritmo internacional” - da maior delegação de sempre de Portugal a uma etapa do circuito Mundial, que no setor feminino conta apenas com Melanie Santos, devido a lesão da regressada Vanessa Fernandes.

“Quase de certeza que a Melanie será uma presença em Tóquio2020. Que já este ano consiga consolidar o nível demostrado, pois andou muito perto do Top 10 no circuito mundial. A ideia é em grande parte das etapas entrar no Top10 e a partir dai tudo possível, com experiencia e solidificação do nível”, contou.

Quanto a Vanessa Fernandes, espera “tudo”: “Vamos aguardar o regresso com calma, dar tempo para conseguir consolidar o treino e adaptar o corpo a esta ‘nova’ modalidade, já que nos últimos anos tem praticado atletismo. Fisiologicamente e musculo-esqueleticamente à bicicleta e natação. É esperar e dar tempo. Não vai ter objetivo mundial, mas esporadicamente tentar entrar nas etapas para ver e consolidar o nível.”

Uma vez que na Oceânia e época vai a meio, Lino Barruncho espera grande domínio dos atletas da Nova Zelândia e da Austrália em Abu Dabi.

Em termos gerais para o Mundial, os ‘suspeitos’ do costume, com o favoritismo a recair nos britânicos irmãos Brownlee – o bicampeão olímpico Alistair e Jonhatan, prata no Rio2016 e bronze em Londres2012 – e os espanhóis Mario Mola e Javier Gomez Noya, que falhou os Jogos por lesão.

No setor feminino, é provável que a campeã olímpica, a norte-americana Gwen Jorgensen, tenha a forte concorrência da campeã do mundo 2016 Flora Duffy, das Bermudas.

O apuramento olímpico é feito com os resultados das duas épocas anteriores ao evento.

Calendário:
03 e 04 março - Abu Dabi, Emirados Árabes Unidos.
08 e 09 abril – Queensland, Austrália.
13 e 14 maio – Yokohama, Japão.
10 e 11 junho – Leeds, Inglaterra.
15 e 16 julho – Hamburgo, Alemanha.
28 a 30 julho – Edmonton, Canadá.
05 e 06 agosto – Montreal, Canadá.
26 e 27 agosto – Estocolmo, Suécia.
14 a 17 setembro – GRANDE FINAL – Roterdão, Holanda.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?