loading

Hollande lamenta morte de «um dos desportistas mais admirados» de França

O presidente de França, François Hollande, lamentou hoje a morte, aos 85 anos, do ex-futebolista internacional francês Raymond Kopa, que qualificou de “um dos desportistas mais admirados” do país.

Hollande lamenta morte de «um dos desportistas mais admirados» de França

“Kopa era uma lenda do futebol francês. Aliava a inteligência a uma técnica admirável. Foi um dos desportistas mais admirados de França”, disse Hollande, para quem o ex-jogador foi “o primeiro futebolista moderno, inspirador de muitos jovens no seu tempo”.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, a morte de Kopa fez de hoje “um dia triste para o futebol”, lembrando que o antigo internacional francês era “um jogador excecional, que devotou toda a sua vida ao futebol e serviu de fonte de inspiração para várias gerações” de praticantes.

A antiga lenda do futebol francês, que conquistou três Taças dos Campeões Europeus quando representou o Real Madrid, morreu às 08:15 de hoje (menos uma hora em Lisboa), vítima de doença prolongada, revelou a família.

“O Real Madrid apresenta as suas condolências à família. [Kopa] foi uma das maiores estrelas da sua época. No Real Madrid, constituiu uma frente de ataque mítica ao lado de outras lendas, como [José Hector] Rial, [Ferenc] Puskas, [Paco] Gento e [Alfredo] Di Stéfano”.

A Federação Espanhola de Futebol e a liga espanhola também transmitiram à família de Kopa “ o mais sentido pesar”, bem como a Associação Espanhola de Futebolistas, que lamentou “a perda de um Bola de Ouro”.

Filho de polacos, Kopa começou a carreira nos franceses do Angers, em 1949, transferindo-se em 1951 para o Reims, onde se sagrou campeão francês por quatro vezes.

Elemento da seleção francesa que terminou em terceiro lugar o Mundial de 1958, Kopa transferiu-se em 1956 para o Real Madrid, clube pelo qual conquistou três títulos europeus, em 1957, 1958 e 1959, e dois campeonatos de Espanha, em 1957 e 1958.

Em 1956, torneou-se no primeiro jogador francês a vencer a Bola de Ouro, troféu que voltou a conquistar em 1958.

Em 1959, Kopa voltou a França e ao Reims, ‘arrumando as chuteiras’ em 1967, com 36 anos.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?