loading

Crónica: Turquia bate Portugal e complica lugar no Europeu de sub-19

A seleção portuguesa de futebol de sub-19 perdeu hoje com a Turquia por 2-1 e complicou a qualificação para o Europeu da categoria, em jogo da segunda jornada do Grupo 4 da Ronda de Elite.

Crónica: Turquia bate Portugal e complica lugar no Europeu de sub-19

Em Paços de Ferreira, José Gomes, aos 15 minutos, colocou Portugal em vantagem no jogo e no agrupamento, mas a Turquia, que em caso de derrota ficava automaticamente sem possibilidades de qualificação, deu a volta ao resultado nos últimos 10 minutos, com um ‘bis' de Berkay Ozcan, aos 83 e 87.

As quatro equipas chegam igualadas à derradeira jornada, todas com três pontos e em condições de garantir o primeiro lugar do grupo, o único que garante a presença no Europeu da Geórgia, que irá decorrer entre 02 a 15 de julho.

Na terceira e derradeira jornada, na próxima terça-feira, Portugal defronta a Polónia, em Barcelos, a partir das 16:00, à mesma hora do Turquia-Croácia, em Felgueiras.

O selecionador Hélio Sousa fez quatro alterações relativamente ao jogo com a Croácia (vitória por 2-1), apostando em Pedro Pereira para o lado direito da defesa, Florentino Luís como médio mais defensivo, João Filipe, mais conhecido por Jota, no corredor ofensivo, e José Gomes no eixo do ataque, todos jogadores do Benfica, a equipa mais representada no ‘onze', com seis elementos.

O combinado luso tinha o rasgo de Jota, no ataque, e a qualidade de passe de Gedson Fernandes e de João Queirós, uma aposta para a construção de jogo, com lançamentos para as costas dos laterais.

A estratégia deu resultados aos 15 minutos, com Mesaque Dju a receber a bola na direita e a cruzar para o desvio, à boca da baliza, de José Gomes.

Este golo foi o corolário lógico do domínio luso no jogo, especialmente no primeiro tempo, período no qual Portugal, sem acelerar muito, foi mais forte e criou alguns lances junto à área contrária, com destaque para um remate disparatado de Mesaque Dju, aos 17 minutos.

A Turquia tentava explorar o jogo entre linhas, mas sentia dificuldades na construção e, por essa razão, o técnico turco trocou ainda no primeiro tempo o segundo avançado por um médio, adiantando no terreno o camisola 10, jogador do Estugarda, da Alemanha, e a figura do jogo.

Os resultados desta alteração foram mais visíveis no segundo tempo e foram favorecidos pela quebra física de Portugal, cada vez mais recuado no terreno, apesar do ataque formado agora por Rui Pedro e José Gomes, já utilizados esta época nas equipas principais de FC Porto e Benfica, respetivamente.

Ozcan bateu Diogo Costa, aos 83 minutos, desviando, à boca da baliza, um cabeceamento de Demiral, central do Sporting, após canto da direita, e beneficiou da completa apatia da defesa lusa, cinco minutos depois, ao ser-lhe permitido rematar por três vezes seguidas na área, até conseguir a recarga que garantiu o triunfo que baralhou as contas do grupo.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?