loading

Crónica: Eficácia sustentou estreia vitoriosa dos sub-21 de Portugal

A seleção portuguesa de futebol de sub-21 entrou hoje com o ‘pé direito’ no Campeonato da Europa da categoria, que se realiza na Polónia, ao derrotar a Sérvia por 2-0, em Bydgoszcs.

Crónica: Eficácia sustentou estreia vitoriosa dos sub-21 de Portugal

Gonçalo Guedes, aos 37 minutos, e Bruno Fernandes, aos 88, apontaram os golos da formação comandada por Rui Jorge, que, com uma exibição intermitente, acabou por fazer da eficácia a sua maior arma.

Com este resultado, Portugal lidera, à condição, o Grupo B da competição, que integra ainda Espanha e Macedónia, com duelo marcado para hoje.

O selecionador Rui Jorge deixou Renato Sanches no banco, apresentando um ‘4x4x2’, com Diogo Jota e Gonçalo Guedes como unidades mais atacantes, apoiadas por Daniel Podence, à frente de um meio campo composto por Rúben Neves, Bruno Fernandes e João Carvalho.

A equipa portuguesa entrou melhor no desafio e, mesmo não disfarçando alguma ansiedade, conseguiu controlar os primeiros instantes e criar, logo aos cinco minutos, uma soberana oportunidade para se adiantar no marcador.

Na sequência de um livre, a castigar falta sobre Gonçalo Guedes, Rúben Neves conseguiu encontrar uma brecha na defensiva sérvia e, já em esforço, rematou ao poste da baliza contrária.

A formação dos Balcãs não se intimidou com o inicial atrevimento luso e, mostrando-se mais forte nos duelos físicos, conseguiu esboçar alguns passes de rotura, que causavam calafrios à defesa portuguesa.

Numa dessas ocasiões, ainda antes do quarto de hora, valeu a Portugal um corte esforçado de João Cancelo a desviar um remate de Grucic, perante Bruno Varela.

Apesar da intensidade partida nos instantes iniciais, a Sérvia tentava abrandar o ritmo, para não dar espaços aos velozes atacantes lusos.

Nessa toada, Portugal sentia mais dificuldades, sobretudo quando tinha de encontrar explorava o centro do terreno, acabando por cometer alguns erros comprometedores.

Numa dessas ocasiões, aos 27 minutos, os lusos permitiram que o benfiquista Zivkovic desmarcasse Djurdjevic, com o possante avançado sérvio a conseguir isolar-se, mas a rematar ao lado da baliza de Bruno Varela.

O momento de perigo criado pelo adversário fez os pupilos de Rui Jorge despertarem e mostrarem mais ambição nos derradeiros minutos da etapa inicial.

Diogo Jota, aos 36 minutos, disfarçou uma exibição discreta com um remate ao lado, após passe João Cancelo, num lance, que, ainda assim, foi o prenúncio do primeiro golo de Portugal.

Numa jogada aparentemente sem perigo, aos 37 minutos, Podence arrancou um cruzamento no limite, que o guardião sérvio ainda desviou de forma deficiente, permitindo que Gonçalo Guedes cabeceasse para o 1-0 com que se chegou ao intervalo.

Percebendo que a Sérvia iria subir as suas linhas para a segunda metade, Rui Jorge lançou, no reatamento, Bruma para o lugar de Diogo Jota, de forma a explorar desequilíbrios na defesa contrária.

No entanto, a formação do leste da Europa entrou para a segunda metade mais assertiva e a dispor de boas oportunidades para lograr o empate, nomeadamente num remate de Grujic e num cabeceamento, muito perigoso, de Djurdjevic.

Para dar mais músculo ao meio campo luso, Rui Jorge lançou Renato Sanches perto da hora de jogo, numa mexida que conseguiu colocar algum travão à ambição Sérvia.

No entanto, as ocasiões de perigo do adversário não deixaram de rondar a baliza de Bruno Varela, que ia mostrando concentração para a manter a vantagem portuguesa.

No ataque, os companheiros do guardião do Vitória de Setúbal não mostravam tanto discernimento, mas, depois de quase toda a segunda parte terem sido inofensivos, acabaram por dar a ‘estocada' final no adversário na derradeira fase do jogo.

Aproveitando algum adiantamento dos sérvios, aos 88 minutos, uma boa jogada de envolvência da equipa nacional, culminou com uma assistência preciosa de Renato Santos, que desmarcou Bruno Fernandes, com este a mostrar a frieza ao desviar para o 2-0, carimbando o triunfo final luso.

Depois deste triunfo, Portugal volta a jogar na terça-feira, frente à Espanha, em Gdynia, na segunda jornada do Grupo B.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?