loading

Jorge Mendes FC: campeão de caras a lutar pela Champions só com portugueses

O imaginário 'Jorge Mendes FC', se existisse, conseguiria formar uma equipa base composta apenas por futebolistas portugueses de primeiro nível - e seria campeão nacional com uma 'perna às costas'.

Jorge Mendes FC: campeão de caras a lutar pela Champions só com portugueses

O empresário Jorge Mendes é, de longe, o mais bem sucedido do mundo do futebol, com uma carteira de clientes valiosíssima, da qual fazem parte um grande número de craques de primeiro nível - entre os quais, naturalmente, a maior parte dos melhores jogadores nacionais.

Para o comprovar, escolhemos uma equipa de jogadores representados por Jorge Mendes, que cantam o hino português. Um onze que que seria campeão nacional - de caras - e que nas odds das betclic Promoções provavelmente seria candidato a ir longe na Champions.

Para começar o guarda-redes. A escolha é óbvia. O brasileiro Ederson tem dupla nacionalidade - é também português - e é bem conhecido (e apreciado) por terras lusitanas. Guardou as redes do Benfica nas duas últimas épocas, ajudando a conquistar títulos, mas antes disso, a fortaleza de Ederson era o Rio Ave, o Ribeirão e também já foram os juniores do Benfica.

Na última época foi ainda capaz de levar para o título de melhor guarda redes da liga portuguesa. Aos 23 anos, voou rumo ao Manchester City, onde vai ser orientado por Pep Guardiola. (Tudo sob olhar atento do Jorge Mendes)

A ocupar a posição de Lateral Direito, o homem que não conhece a palavra Medo: Nelson "Sem medo". À semelhança de Ederson, Nelson Semedo também vestiu vermelho e branco, mas o lateral direito usou a camisola das águias desde 2013/2014, altura em que integrava a equipa B.

O jogador que recebeu o título de Jogador Revelação na Liga portuguesa na última época entrou em campo 47 vezes na época 2016/2017 de águia ao peito e voa agora rumo a terras espanholas para entrar no mesmo plantel que Messi.

Bruno Alves, o português filho de brasileiros, ocupa a posição de Defesa Central e depois de ter estado ao serviço do FC Porto, saiu rumo ao Zenit, de onde partiu para o Fenerbahçe, passando para o italiano Cagliari e rumando agora na próxima época aos escoceses Rangers (o nome da equipa - Rangers - parece bem adequada ao estilo de jogo do nosso Defesa Central, não?).

Ao lado de Bruno Alves, o brasileiro que Portugal adotou: Pepe. O Defesa Central de 34 anos saiu do Real Madrid, depois de por lá ter estado durante quase dez anos, e rumou ao Besiktas, onde se vai encontrar com o também português Ricardo Quaresma.

A Lateral Esquerdo, Fábio Coentrão. O português que também vestia a camisola dos merengues rumou agora ao Sporting CP, o clube do qual "sempre foi feito", disse ele e nós acreditamos.

Coentrão começou a carreira nos juniores do Rio Ave, passou para o SL Benfica - onde foi emprestado ao Nacional, ao Zaragoza e de novo ao rio Ave -, voltou ás águias, jogou pelos merengues, foi emprestado ao Mónaco e aterra agora em Portugal emprestado (mais uma vez) pelo Real Madrid.

Rúben Neves é o médio defensivo da equipa de Jorge Mendes. O jovem de 20 anos que esteve ao serviço do FC Porto desde 2012/2013, onde alinhava pelos juniores, voou agora para Wolverhampton.

Como médio central, Renato Sanches entra em campo ao lado de Bernardo Silva.

Renato Sanches alinhou nesta última época pelo Bayern de Munique, depois de ter servido, desde 2009/10 de águia ao peito. Bernardo Silva que vai agora representar o Manchester City de Guardiola, tal como Ederson, também tem a "escolinha toda" do SL Benfica, onde atuou desde 2007/08 pelos juniores. Em 2014/15 já jogou pelo Monaco - onde foi campeão com Leonardo Jardim na época passada - e vai agora para o Manchester City.

Pizzi foi o escolhido para o lugar de Extremo Esquerdo. O jogador de 27 anos que já jogou em Espanha pelo Atlético, Deportivo, e Espanyol, aterrou no SL Benfica em 2014/15 e é lá que se via manter, pelo menos durante a próxima época. Na última época, Pizzi rcebeu o título de melhor jogador da Liga Portuguesa.

Os pontas de lança que fecham o plantel são Cristiano Ronaldo e André Silva.

Cristiano Ronaldo já quase que dispensa apresentações: o português de 32 anos é o melhor jogador do mundo na atualidade, e provavelmente um dos melhores de sempre. Alinha pelo Real Madrid, onde se vai manter, contrariamente a todas as polémicas que surgiram.

André Silva fecha o plantel de Jorge Mendes. Com 21 anos, jogou duas épocas - 2015/16 e 2016/17 pela equipa principal do FC Porto e logo deu nas vistas o suficiente para rumar ao AC Milan para a próxima época. Leva na sua conta pessoal 21 golos em 44 jogos.

Além deste 11 base, muitas outras escolhas de primeiro nível, que ficaram de fora, dariam para fazer um banco de luxo e assegurar toda a época com um futebol de primeiro nível: André Moreira, Ricardo Carvalho, Miguel Veloso, André Gomes, Rafa, Ricardo Quaresma, Diogo Jota, Gonçalo Guedes, entre outros.

Não faltam escolhas. Quais seriam as suas?

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?