loading

Crónica: Sporting goleia, mas falha acesso à Champions feminina

O Sporting venceu hoje o Hajvalia, por 4-1, no terceiro e último jogo do grupo 8 da fase preliminar da Liga dos Campeões de futebol feminino, mas falhou o acesso à fase seguinte da competição.

Crónica: Sporting goleia, mas falha acesso à Champions feminina
Sporting

Numa partida disputada no Estádio Kerületi TVE, em Budapeste, a equipa comandada por Nuno Cristóvão adiantou-se cedo no marcador, por Diana Silva (11), mas concedeu o empate pouco depois, com o tento de Shala (17). A reação 'leonina' surgiu ainda antes do intervalo por Ana Leite (41) e foi confirmada com um bis' de Tatiana Pinto (62 e 64) no segundo tempo.

Com quatro alterações em relação ao 'onze' que havia vencido (2-0) as húngaras do MTK na partida anterior, as campeãs nacionais cedo quiseram demonstrar a sua ambição de marcar para tentar seguir em frente e o golo madrugador de Diana Silva foi o melhor tónico possível.

A superioridade 'leonina' nunca esteve verdadeiramente em causa, nem mesmo quando as kosovares empataram poucos minutos depois, uma vez que a formação de Alvalade soube reagir e partir em busca do golo, que chegaria mais tarde por Ana Leite e Tatiana Pinto, por duas vezes, sentenciando o resultado no 4-1 final.

Já nos instantes finais, as duas equipas acabaram ambas a jogar com dez elementos, uma vez que Matilde Fidalgo e Zelfie Bajramaj viram o cartão vermelho por acumulação de amarelos.

Contudo, a qualificação estava longe de depender exclusivamente do resultado das 'leoas' diante das campeãs do Kosovo. Com efeito, o triunfo do BIIK-Kazygurt sobre o MTK, por 3-0, anulava já as chances do Sporting de terminar o seu grupo na primeira posição, pelo que restava apenas a via do segundo lugar com os melhores resultados contra os primeiro e terceiro classificados.

Esta vaga seria preenchida pelas suíças do FC Zurich, que somaram quatro pontos neste contexto, contra apenas três do Sporting, averbados com o triunfo sobre o MTK na ronda anterior.

Assim, o Sporting despede-se desta edição da Liga dos Campeões de futebol feminino sem ter conseguido igualar o feito do Atlético Ouriense, que, em 2014/15, conseguiu, de forma inédita, chegar à fase a eliminar desta prova.

Nesta fase preliminar apuraram-se Gintra Universitetas (Lituânia), Olimpia Cluj (Roménia), Ajax (Holanda), Medyk Konin (Polónia), Apollon (Chipre), Minsk (Bielorrússia), FC Zurich (Suíça), Stjarnan (Islândia), BIIK-Kazygurt (Cazaquistão), Avaldsnes (Noruega) e PAOK (Grécia), que se juntam aos 21 clubes já qualificados.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?