loading

Selecção: Scolari e os reveses de um homem que vive de punho fechado

Lisboa, 20 Set (Lusa) - Luiz Felipe Scolari viveu uma ''noite infeliz'' após o jogo com a Sérvia (1-1), de qualificação para o Europeu2008, mas o seleccionador português de futebol tem um passado desportivo fértil em ''infelicidades''.

A agressão a Dragutinovic, superficial porque o defesa sérvio protagonizou uma esquiva digna de um pugilista profissional, valeu-lhe hoje quatro jogos de suspensão e constitui apenas o mais recente capítulo de um ''filme'' sobejamente conhecido no Brasil, mas que Portugal desconhecia até há uma semana.

Se Dragutinovic teve jogo de cintura para evitar o impacto do ''directo'' de Scolari, o jornalista brasileiro Gilvan Ribeiro avaliou em 1998 toda a força do compatriota, então treinador do Palmeiras, pouco satisfeito com a insistência do repórter para assistir a um treino do clube paulista.

O incidente com Gilvan Ribeiro constituiu o momento mais traumático da relação tensa de Scolari com os profissionais da comunicação social - menos conturbada desde que assumiu o comando técnico da selecção portuguesa -, mas o brasileiro não é selectivo na escolha dos ''alvos''.

Em 1995, o colega treinador Wanderlei Luxemburgo experimentou o temperamento tempestuoso de Scolari, que reagiu com um pouco desportivo encontrão às críticas do então técnico do Flamengo sobre o comportamento de ''Felipão'' durante os jogos.

Scolari reconheceu que a agressão a Dragutinovic o tornou protagonista de uma ''noite infeliz'',- tardiamente, pois apenas assumiu o erro no dia seguinte -, mas o lateral esquerdo sérvio não foi único jogador a conhecer da pior forma a vitalidade do quase sexagenário brasileiro (58 anos).

As provocações de Edilson durante um jogo entre o Palmeiras e o Corinthians mereceram um pedido invulgar e pouco recomendável do actual seleccionador luso aos seus jogadores, para baterem e até cuspirem no irreverente ex-avançado do Benfica.

Conhecido como ''Sargentão'' em referência à fama de disciplinador, Scolari não tem vivido à altura do epíteto fora dos balneários, tanto em actos, como em palavras: em 1998, comentou que Augusto Pinochet ''fez muita coisa boa'', numa altura em que o antigo ditador chileno estava detido em Londres, a pedido da Justiça espanhola.

O treinador brasileiro argumenta que vive de ''punho fechado'', numa alusão à forma decidida como conduz as suas equipas, mas a aplicação prática da filosofia custou-lhe hoje quatro jogos de suspensão e uma multa de 20.000 francos suíços (cerca de 12.000 euros) .

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?