loading

Euro2008 (Gr.A): Portugal chega ao Azerbaijão e já luta contra o tempo

Um longo voo de 06:00 horas entre Lisboa e Baku catapultou hoje a selecção portuguesa de futebol para uma dimensão horária completamente diferente, a apenas três dias do decisivo embate no Azerbaijão, de apuramento para o Euro2008.

Acordados desde madrugada - o voo deveria ter-se iniciado às 08:20, mas saiu apenas às 10:20 -, os 21 jogadores convocados pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari chegaram à capital do Azerbaijão noite escura e começaram já a preparar a primeira adversidade: um temível fuso horário de quatro horas, idêntico ao que sentiram no empate na Arménia (1-1).

Tal como o médio João Moutinho afirmou à saída de Lisboa, o Azerbaijão é adversário respeitável e difícil, mas deve temer-se também o cansaço das viagens (serão 21 horas a voar até ao regresso na madrugada de dia 18 a Lisboa), os fusos horários (em Almaty, no Cazaquistão, sentir-se-á ainda mais uma hora que em Baku) e os maus relvados esperados.

Ainda assim, num voo longo mas “carregado” de optimismo e serenidade, Luiz Felipe Scolari mostrou-se sempre bem disposto e nem o castigo de três meses (com um de pena suspensa) imposto pela UEFA, na sequência da agressão do seleccionador ao sérvio Dragutinovic, esmorece a esperança de alcançar uma vitória após três empates consecutivos na fase de apuramento, algo que não se verificava desde a qualificação para o Europeu de 1988.

Entre conversas com convidados e representantes de órgãos federativos, jornalistas e até com os habituais adeptos açorianos que torcem por mais uma vitória, desta vez acompanhados por dois amigos algarvios, Scolari ''passeou'' charme, mesmo sabendo, ou até por isso, que não estará presente no banco de suplentes nas próximas três partidas, depois do triste incidente registado em Alvalade frente aos sérvios (1-1).

Alvo de todas as atenções, também Flávio Teixeira ''Murtosa'', o adjunto fiel de ''Felipão'', e que, no Azerbaijão, Cazaquistão (dia 17) e em casa com a Arménia (em Leiria, a 17 de Novembro), assumirá o papel principal no banco de suplentes.

Murtosa, como é conhecido pela sua ligação familiar àquela localidade no centro/norte de Portugal, tem merecido rasgados elogios e votos de confiança de todos os jogadores e responsáveis federativos, mas tem-se ''defendido'' dos jornalistas com a sua habitual boa disposição.

Os jogadores, esses, descontraídos mas ainda mais ''escondidos'', foram ''matando'' saudades entres eles, depois de quase um mês desde o último encontro oficial.

Já em Baku, a selecção portuguesa de futebol vai hoje descansar - a hora tardia local de chegada assim exige a todos os profissionais -, começando quinta-feira a construção táctica, física e também muito mental do desejado triunfo.

O treino no Centro Desportivo Mexti Huseynzade, na pequena cidade de Sumqayt (local do treino também no domingo, dia seguinte ao jogo), a 23 quilómetros de Baku, está agendado para as 16:00 (12:00 em Lisboa), estando também prevista uma conferência de imprensa às 12:30, numa unidade hoteleira da capital do Azerbaijão.

A selecção das ''quinas'' que, na única deslocação ao Azerbaijão empatou 1-1 (a 04 de Setembro de 1999, na caminhada para o Euro2000), joga novamente frente a este adversário no sábado, num jogo com início aprazado para as 21:00 locais.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?