loading

Crónica: Sporting apura-se para os ‘quartos’ com sofrimento

O Sporting precisou hoje do prolongamento para se apurar para os quartos de final da Liga Europa de futebol, ao perder por 2-1 frente ao Viktoria Plzen, depois do triunfo por 2-0 da primeira mão.

Crónica: Sporting apura-se para os ‘quartos’ com sofrimento

Um golo do argentino Battaglia, aos 105+2, permitiu aos ‘leões’ seguirem para os quartos de final da Liga Europa de futebol, depois de os checos, que em Alvalade tinham perdido por 2-0, terem empatado a eliminatória com um ‘bis’ de Bakos, aos seis e aos 65 minutos.

Foi a 10.ª qualificação dos ‘verdes e brancos’ para os quartos de final de uma competição europeia e a sexta vez que atingiram esta fase na Liga Europa, a antiga Taça UEFA, cuja final atingiram em 2004/2005, jogada no Estádio de Alvalade e perdida para o CSKA Moscovo (3-1).

Foi também a sexta ocasião, em 10 eliminatórias europeias, em que os 'leões' se apuraram depois de terem vencido por 2-0 na primeira mão.

Num jogo em que entraram praticamente a perder, com um golo madrugador de Bakos a galvanizar a equipa da casa, os lisboetas demoraram a encontrar-se com o jogo e só no segundo tempo conseguiram criar perigo.

Ainda assim, o avançado checo ‘bisou’ e forçou o prolongamento, que nem uma grande penalidade já nos descontos, desperdiçada pelo holandês Bas Dost, conseguiu evitar.

No tempo extra, foi o argentino Battaglia, na resposta a um pontapé de canto, a cabecear para o golo que decidiu a eliminatória, colocando a equipa portuguesa nos quartos de final da competição, sendo que é a única representante lusa ainda em prova nas competições europeias.

O sorteio da próxima fase está marcado para sexta-feira, pelas 12:00, em Nyon, na Suíça, com os jogos dos ‘quartos’ a decorrerem em 05 e 12 de abril.

Depois de ter conseguido um empate a duas bolas em Roma, o Dínamo de Kiev foi eliminado pela Lazio a jogar em casa, ao perder por 2-0 perante a formação romana, que chegou aos golos pelo brasileiro Lucas Leiva (23) e pelo holandês Stefan de Vrij (83), numa partida em que Nani não saiu do banco ‘laziale’.

Um golo de Augustin, aos 22, 'selou' o apuramento do Leipzig em casa do Zenit, que ainda empatou a segunda mão aos 45, por Driussi, depois de um 2-1 registado na Alemanha. O português Bruma foi titular nos alemães.

O Marselha, com Rolando a titular, foi a Bilbau bater o Athletic por 2-1, depois de já ter vencido em França por 3-1, e segue para a próxima fase, graças a tentos de Payet, de grande penalidade, aos 38, e Ocampos, aos 52.

Para os espanhóis, que se despedem da Europa, marcou Iñaki Williams, aos 74, assistido por Aduriz, que seria expulso, por acumulação de amarelos, dois minutos depois.

No primeiro jogo do dia, o Atlético de Madrid foi a Moscovo golear o Lokomotiv por 5-1, num encontro em que Manuel Fernandes foi titular e Eder entrou ao intervalo na equipa russa.

Depois do 3-0 em Espanha, a equipa do argentino Diego Simeone construiu a vitória com um ‘bis’ de Fernando Torres, aos 65, de grande penalidade, e aos 70, além de Ángel Correa (16), Ñiguez (47) e Griezmann (85), com Rybus a fazer o único golo da equipa da casa aos 20.

A partida fica ainda marcada por uma lesão de Filipe Luís, num lance em que intercetou um remate de Eder, que pode afastar o brasileiro do Mundial2018, na Rússia.

Ainda hoje, o Arsenal gere a vitória por 2-0 conseguida na primeira mão, em Itália, na receção ao AC Milan, de André Silva, enquanto o Lyon, de Anthony Lopes, recebe o CSKA Moscovo com 1-0 na eliminatória e o Salzburgo procura segurar a vantagem (2-1) que conseguiu no primeiro encontro com o Borussia Dortmund, de Raphael Guerreiro.

Programa da jornada

Quinta-feira, 8 de Março de 2018
Atlético Madrid - Lokomotiv, 3 - 0
Milan - Arsenal, 0 - 2
CSKA - Lyon, 0 - 1
Dortmund - RB Salzburg, 1 - 2
Lazio - Dynamo Kyiv, 2 - 2
Marseille - Athletic Bilbao, 3 - 1
Sporting - Plzen, 2 - 0
RB Leipzig - Zenit, 2 - 1

Quinta-feira, 15 de Março de 2018
Lokomotiv - Atlético Madrid, 1 - 5
Plzen - Sporting, 2 - 1 a.p
Dynamo Kyiv - Lazio, 0 - 2
Athletic Bilbao - Marseille, 1 - 2
Zenit - RB Leipzig, 1 - 1
Lyon - CSKA, 2 - 3
Arsenal - Milan, 3 - 1
RB Salzburg - Dortmund, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?