loading

Síntese: FC Porto e Benfica vencem e mantêm luta acesa na corrida para o título

O FC Porto venceu hoje o Boavista por 2-0, em jogo da 27.ª jornada da Liga de futebol, e recuperou a liderança que perdera momentaneamente para o Benfica, que tinha vencido antes o Feirense pelo mesmo resultado.

Síntese: FC Porto e Benfica vencem e mantêm luta acesa na corrida para o título

Pressionado pelo rival da Luz, que tinha acabado de vencer a equipa de Santa Maria da Feira, o FC Porto entrou a todo o ‘gás’ no dérbi portuense e logo aos dois minutos o central brasileiro Filipe abriu o marcador, fazendo antever um jogo mais ou menos tranquilo para os portistas.

Tal não chegou a verificar-se porque o Boavista deu sempre excelente réplica e manteve a incerteza no resultado final durante mais de uma hora, altura em que o FC Porto chegou ao segundo golo por Herrera, aos 62 minutos, e pôde finalmente sacudir a pressão e estabilizar emocionalmente.

De salientar que o FC Porto ainda beneficiou de um penálti, mas, apesar de Sérgio Oliveira ter introduzido a bola na baliza ‘axadrezada’, não foi validado pelo facto de o médio portista ter escorregado e tocado na bola com os dois pés.

O Benfica entrou no campo do Feirense cerca de duas horas antes do FC Porto e cumpriu o que se lhe exigia ao vencer por 2-0, chegando a assumir a liderança provisória, numa fase do campeonato em que qualquer deslize pode ser fatal para as aspirações dos três candidatos ao título.

No entanto, até à expulsão do ‘feirense’ Tiago Silva, aos 41 minutos, por acumulação de amarelos, o Benfica sentiu grandes dificuldades para ultrapassar a organização defensiva e a agressividade competitiva da equipa da casa, e só na segunda parte conseguiu resolver a partida a seu favor.

O ponta de lança mexicano Raúl Jiménez precisou apenas de um minuto em campo para inaugurar o marcador, aos 59 minutos, depois de ter entrado para o lugar de Grimaldo.

Após várias oportunidades de golo desperdiçadas, o Benfica sentenciou o resultado final com um golo de Rafa, aos 75 minutos, em que o internacional português se isolou e contornou o guarda-redes de Santa Maria da Feira.

O Feirense ainda ficaria reduzido a nove unidades perto do fim, após a expulsão de Briseño, com cartão vermelho direto.

Estoril Praia e Paços de Ferreira empataram a um golo, mas os ‘canarinhos’ continuam com a vida complicada para fugir à despromoção, apesar de se terem colocado em vantagem aos 19 segundos, por Bruno Gomes.

Tudo parecia concorrer para que o Estoril regressasse às vitórias, mas o Paços de Ferreira empatou aos 54 minutos, por Miguel Vieira e manteve-se numa posição menos desesperada na classificação, 14.º lugar, com 25 pontos, mais três do que os ‘canarinhos’ que ocupam o 18.º e último posto.

Quem parece em franca recuperação, depois de um período longo de resultados negativos, e de novo na rota dos lugares de acesso à Liga Europa é o Marítimo, que venceu hoje em Tondela, por 2-1, com um `bis´ de Joel Tagueu.

Com esta vitória o Marítimo chega aos 39 pontos e mantém viva a esperança de lutar pela Liga Europa, enquanto o Tondela mantém os 29 pontos, e a luta pela manutenção.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?