loading

UEFA: Cristiano Ronaldo «repete» eleição de 2004 para a equipa ideal

Um bom ano de Cristiano Ronaldo, depois da conquista da Liga Inglesa de futebol e ao assumir-se como o melhor marcador do Manchester United já no final de 2007, coloca novamente o médio português no ''onze'' ideal da UEFA.

UEFA: Cristiano Ronaldo «repete» eleição de 2004 para a equipa ideal

Entre os 11 futebolistas eleitos, Cristiano Ronaldo, com 148.781 votos, foi o segundo mais votado, atrás de Kaká, com 220.333, ficando de novo atás do brasileiro do AC Milão, que este ano conquistou a Bola de Ouro e foi eleito Jogador do Ano da FIFA.

O argentino Lionel Messi, segundo na eleição da FIFA, concorria directamente com Cristiano Ronaldo para a equipa ideal da UEFA no lado direito do ataque, mas as preferências recairam no português, à semelhança do que aconteceu na votação da Bola de Ouro, atribuida pela revista France Football.

Depois de dois anos sem qualquer futebolista ou técnico português entre os escolhidos, Cristiano Ronaldo repete a eleição de 2004 e surge pela segunda vez na lista, algo apenas superado por José Mourinho (escolhido em 2003, 2004 e 2005).

Entre as possíveis escolhas nesta votação, que envolveu 277.982 utilizadores e 3,3 milhões de votos, Quaresma (FC Porto) e Ricardo Carvalho (Chelsea) faziam parte dos nomeados, mas acabaram por ser preteridos.

Desde 2004, ano em que teve o maior número de escolhidos (Ricardo Carvalho, Cristiano Ronaldo, Maniche e José Mourinho), Portugal não colocava ninguém na equipa ideal da UEFA, uma ideia que teve início em 2001.

Os anos de 2003 e 2004 foram muito importantes para a afirmação de futebolistas portugueses, sobretudo devido ao percurso do FC Porto, com as conquistas da Taça UEFA e Liga dos Campeões, e também perante a projecção de Luís Figo.

Uma situação que levou inclusive à presença de José Mourinho na equipa ideal, primeiro devido aos sucessos pelos ''dragões'' e depois devido ao êxito que conseguiu à frente do Chelsea, conduzindo o clube ao título inglês 50 anos depois, o primeiro desde 1955.

Nas escolhas de hoje, Alex Ferguson é escolhido como o técnico do ano (2007), mas a equipa em ''força'' é certamente o campeão europeu AC Milan, que coloca três jogadores (Alessandro Nesta, Káká e Seedorf) no 11 ideal.

O Chelsea coloca o capitão John Terry e Didier Drogba entre os escolhidos, repartindo-se as outras escolhas por mais seis clubes (Manchester United, Real Madrid, Sevilha, Barcelona, Liverpool e Inter Milão), cada um com um jogador.

Na equipa UEFA 2007 figuram Iker Casillas, Daniel Alves, Alessandro Nesta, John Terry, Eric Abidal, Steven Gerrard, Káká, Seedorf, Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic, Drogba e o técnico Alex Ferguson.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?