loading

Mundial-2018: Samara, a cidade aeroespacial foi 'capital' na II Guerra Mundial

Samara é famosa na Rússia por albergar o seu centro aeroespacial e por na II Guerra Mundial se ter tornado na segunda ‘capital’, quando o poder político, por prevenção, abandonou Moscovo em outubro de 1941.

Mundial-2018: Samara, a cidade aeroespacial foi 'capital' na II Guerra Mundial

O bunker de Samara, construído especialmente para proteger Josef Stalin, que, ainda assim, decidiu permanecer em Moscovo, é a fortificação mais profunda da época, a 37 metros abaixo do solo, comparando com os 16 metros do bunker do ditador alemão Adolf Hitler e os cinco do primeiro-ministro britânico Winston Churchill: atualmente alberga o museu da Guerra Fria.

Depois do conflito, a cidade destacou-se como centro tecnológico russo, juntando as indústrias metalurgias, elétricas e refinarias à aviação e engenharia e estudos aeroespaciais.

Hoje em dia, podemos visitar o Museu de História Espacial, no qual encontramos réplicas de naves, motores e uniformes de astronautas, entre outros.

O cosmonauta Yuri Gargarin, celebrizado por ter sido o primeiro homem a ir ao espaço, foi lançado no cosmos na nave Vostok, fabricada nesta urbe que, devido à sua importância militar e estratégica, esteve fechada aos estrangeiros até à queda da União Soviética.

A Soyuz, que sucedeu à Vostok, é ‘estrela’ no coração da baixa, homenageada com estátua de 68 metros e 20 toneladas.

Entre 1935 e 1990, Samara foi renomeada de Kuybyshev em consagração do revolucionário russo e comandante do exército vermelho Valerian Kuybyshev.

Nas margens do Rio Volga, o mais longo da Europa, com 3.688 quilómetros, e que aqui oferece amplos espaços de lazer, além de um grande porto, a sexta maior urbe russa é igualmente exemplo de diversidade religiosa.

Samara também é conhecida internacionalmente por hospedar, desde 1968, o Grushinsky, um festival de poesia, bem como o Kacheli, que celebra o rock, desde 2007.

A reserva natural de Zhigulevskie faz parte dos encantos de Samara, que durante séculos serviu de inspiração a poetas e artistas.

Sendo agora um importante polo social, político, económico, industrial e cultural, Samara, que foi fundada em 1586 como uma fortificação no Volga, foi palco em 2007 da cimeira União Europeia com a Rússia.

Ficha de Samara.

Estado: Distrito Federal do Volga.

Área: 541 km2.

População: 1.170.000 habitantes.

Densidade populacional: 2.163 hab./km2.

Fundação: 1586.

Gentílico: Samaranense.

Altitude: 100 metros.

Distância para a capital: 1.050 quilómetros.

Alcunhas: entre 1935 e 1991 foi renomada de Kuybyshev.

Principais clubes: Krylya Sovetov.

Nota: Valores aproximados.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?