Caro visitante,

Reparámos que tem um Ad Blocker (software de bloqueio de publicidade) ativo.

A informação tem valor. O Futebol 365 disponibiliza todos os seus conteúdos de forma gratuita e de livre acesso. Os anúncios ajudam-nos a pagar a informação que consulta todos os dias. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker apenas para o Futebol 365.

Esperamos a sua compreensão.

Obrigado.
Futebol 365
Mundial-2018: Estádio Luzhniki, 'alma' da abertura, final e do Portugal-Marrocos
por José Pestana c/Lusa, publicado a 26-05-2018 às 08:50
O Estádio Luzhniki é a alma e coração dos 12 afetos do Mundial de futebol de 2018, pois este renovado recinto histórico vai receber, entre outros, o jogo de abertura, uma meia-final e a final.

Portugal também por aqui vai passar, a 20 de junho, na segunda jornada do grupo B, defrontando Marrocos, na que é a habitual casa da seleção da Rússia.

Este é o mais importante projeto desportivo do país, até porque albergou os Jogos Olímpicos de 1980, boicotados pelos Estados Unidos, e é, a par da Arena de Ecaterimburgo, um dos dois estádios que tiveram por base a requalificação de infraestruturas, sendo todos os outros ideias de raiz.

O antigo Estádio Central Lenine, em homenagem ao líder da revolução russa, demorou apenas 450 dias a ser construído e foi inaugurado em 1956 como resultado da ambição política russa no pós II Guerra Mundial, colocando o Luzhniki no centro do mapa desportivo do bloco de leste e investindo na afirmação deste à escala global.

Ao longo da sua vida, o recinto recebeu várias remodelações, a principal – e mais profunda – quando a Rússia assegurou a organização do Mundial, percebendo-se que a usual ‘residência’ da seleção seria o polo central de todo o evento.

As principais intervenções no conceito do projeto tiveram a ver com a remoção da pista de atletismo, a criação de um novo anel de bancadas e uma expansão da cobertura, enquanto a histórica fachada exterior ficou intacta.

O Luzhniki está ligado à primeira Liga dos Campeões conquistada por Cristiano Ronaldo (2008, quando o Manchester United ganhou ao Chelsea, no desempate por penáltis, após o 1-1), bem como ao Sporting, já que foi aqui que em setembro de 2006, no desafio com o Spartak, se disputou o primeiro encontro em relva artificial da Liga ‘milionária’.

O Luzhniki tem um dia muito negro na sua existência, em 1982, numa partida da Taça UEFA do Spartak de Moscovo com os holandeses do HFC Haarlem, em que uma saída apressada de espetadores desejosos de evitar a confusão do fim do encontro resultou numa tragédia: o gelo fez várias pessoas escorregar e a pressão dos adeptos para a saída originou 66 mortes.

Do lado oposto, ficou na retina dos moscovitas o espetáculo de Michael Jackson em 1993, levando 115.00 fãs a exultar com uma estrela do ‘inimigo’ Estados Unidos.

Além de albergar os desafios da seleção, o recinto, cuja renovação custou cerca de 420 milhões de euros, era a casa do Spartak, até este arranjar um espaço próprio, a Arena Otkritie, em 2014, e do Torpedo.

Ficha do Estádio Luzhniki:

Cidade: Moscovo.

Estado: Inaugurado 31 de julho de 1956.

Capacidade: 80.000.

Eventos possíveis: Futebol e eventos culturais.

Distância para o aeroporto: 30 quilómetros.

Distância para o centro da cidade: nove quilómetros.

Transportes públicos: metro e autocarro.

População da cidade: 12.300.000 habitantes.

Clube: Seleção da Rússia e Torpedo de Moscovo.

Jogos (7):

Fase de grupos:

14 jun, Rússia - Arábia Saudita (Grupo A), 16:00 (horas portuguesas).

17 jun, Alemanha - México (Grupo F), 16:00.

20 jun, Portugal - Marrocos (Grupo B), 13:00.

26 jun, Dinamarca - França (Grupo C), 15:00.

Oitavos de final:

01 jul, 1.º grupo B – 2.º grupo A, 15:00.

Meias-finais:

11 jul, Vencedor jogo 59 – Vencedor jogo 60, 19:00.

Final:

15 jul, Vencedor jogo 61 – Vencedor jogo 62, 16:00.

Siga-nos no Facebook, no Google+ e no Twitter.
Notícias Relacionadas
Comentários
JOGOS E RESULTADOS
loading
A carregar...
F365 NO FACEBOOK
SONDAGEM
Acredita que o FC Porto tenha comprado os e-mails do Benfica a Rui Pinto?
FORA DE JOGO
Luka Modric chega a acordo com justiça espanhola na acusação de fraude fiscal
Luka Modric chega a acordo com justiça espanhola na acusação de fraude fiscalO futebolista croata Luka Modric chegou a acordo a justiça espanhola na acusação de fraude ...
Jackpot de 138 milhões de euros no próximo sorteio do Euromilhões
Jackpot de 138 milhões de euros no próximo sorteio do EuromilhõesO próximo concurso do Euromilhões terá um 'jackpot' de 138 milhões de euros, por nenhum ...
Futebol na Televisão: Os jogos que pode ver durante este fim-de-semana
Futebol na Televisão: Os jogos que pode ver durante este fim-de-semanaConfira a lista dos jogos que poderá acompanhar em direto, durante este fim-de-semana, nos canais ...
Euromilhões: Sexta-feira há um 'jackpot' especial de 130 milhões
Euromilhões: Sexta-feira há um 'jackpot' especial de 130 milhõesNão houve totalistas no sorteio do Euromilhões desta terça-feira, pelo que, na próxima sexta-feira estará ...
© 1997-2018 Futebol 365
Todos os direitos reservados