loading

Mundial-2018: Arena de Volgogrado foi construído em local de batalha histórica

A Arena de Volgogrado, que vai receber quatro jogos do Mundial de futebol de 2018, foi construída sobre o local de uma batalha histórica e decisiva na II Guerra Mundial entre soviéticos e aliança nazi.

Mundial-2018: Arena de Volgogrado foi construído em local de batalha histórica

Toda a então Estalinegrado (Volgogrado recuperou o nome em 1961) foi um imenso campo de batalha durante pouco mais de cinco meses (1942-1943) e quando o antigo Estádio Central (1958) foi demolido para dar lugar ao novo recinto, escavações mais profundas trouxeram à luz novas provas do horror vivido há 75 anos.

Ao todo, foram encontradas 386 bombas e um sem fim de ossadas de soldados, bem como muitos milhares de pequenos projéteis metálicos (balas), da sangrenta disputa que mudaria o curso do conflito e da história.

Aos pés do gigantesco memorial Mamayev Kurgan, que recorda o conflito, foi erguido um projeto com ‘atmosfera olímpica’ e dois grandes complexos desportivos com 10 diferentes ginásios, sendo que o que incluía piscina e escola de equitação não foi concretizado por falta de fundos.

Com capacidade para 45.000 espetadores, a Arena de Volgogrado verá este número reduzir para 35.000 após albergar os desafios da primeira fase da competição.

O edifício vai ter uma altura de 49,5 metros, rivalizando, na paisagem, com a mítica estátua ‘motherland calls’, que, em 1967, quando foi erguida, era a maior do mundo: o símbolo do êxito na guerra mede 85 metros do topo do seu pedestal até à ponta da espada, sendo que a figura em si tem 52 metros e a arma 33.

A fachada do estádio, que exibe uma solidez monumental, incorpora aspetos de uma exibição de fogos de artifício do Dia da Vitória, enquanto o teto, com cabos que lembram os raios da roda de uma bicicleta, dá à arena um elemento extra de leveza.

O futuro estádio do Rotor Volgograd, que este ano recebeu a final da Taça da Rússia, em 09 de maio, o dia da vitória da Rússia sobre os nazis, custou cerca de 245 milhões de euros.

Ficha da Arena de Volgogrado:

Cidade: Volgogrado.

Estado: Inaugurado 21 de abril de 2018.

Capacidade: 45.568 espetadores.

Eventos possíveis: Futebol e eventos culturais.

Distância para o aeroporto: 20 quilómetros.

Distância para o centro da cidade: quatro quilómetros.

Transportes públicos: autocarro e elétrico.

População da cidade: 1.015.000 habitantes.

Clube: FC Rotor Volgograd.

Jogos (4):

Fase de grupos:

18 jun, Tunísia – Inglaterra (Grupo G), 19:00 (horas portuguesas).

22 jun, Nigéria – Islândia (Grupo D), 16:00.

25 jun, Arábia Saudita – Egito (Grupo A), 15:00.

28 jun, Japão – Polónia (Grupo H), 15:00.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?