loading

9 Dicas úteis para assistir o Mundial de Futebol com saúde e em segurança

Se vai viajar para ver o Mundial de Futebol na Rússia, é preciso ter em mente alguns aspectos como a segurança e saúde. Apesar de ser um país europeu, onde os níveis de criminalidade e violência são relativamente baixos, a Rússia tem passado por tempos atribulados, com alertas para os viajantes vindos do seu próprio governo.

9 Dicas úteis para assistir o Mundial de Futebol com saúde e em segurança

A Rússia tem passado por momentos de grande tensão política, trazendo com ela um grande número de conflitos nas ruas. Para que a sua viagem corra pelo melhor, aconselhamos a estar atento às notícias e atualizações do país para não ser “apanhado” desprevenido. Além disso, veja abaixo 9 dicas que podem ser bastante úteis durante a sua estadia.

Visto e outros documentos de identificação

A polícia vai fazer verificações aleatórias, por isso deve fazer-se acompanhar do seu passaporte sempre. Não serão aceites cópias, e caso não traga o passaporte serão aplicadas penalidades.

No caso de estar viajando exclusivamente para os jogos da Copa do Mundo o FAN ID tem a mesma validade que o visto. Pode usar o FAN ID para entrar e sair do país, sempre acompanhado de outro documento de identificação válido e reconhecido pelas autoridades do país. O FAN ID é válido por um período de 10 dias antes do primeiro jogo e 10 dias após a final da Copa.

Dinheiro

A única moeda com a qual pode transacionar na Rússia é o Rublo. Qualquer transação feita no país com outra moeda é ilegal. Caso não consiga comprar rublos antes de viajar, para adquirir na Rússia é aconselhado usar apenas dólares ou euros. Só efetue o câmbio em lojas de renome, as quais se encontram localizados em bancos ou hotéis.

Saúde

A saúde não deixa de estar enquadrada na sua segurança, até porque os padrões de saúde na Rússia variam muito. Para além disso, nem todos os médicos falam inglês.
Ter em dia as vacinas é muito importante. Considere também tomar a vacina contra a hepatite A.
HIV e Hepatite B são muito presentes na Rússia. Assim sendo, não faça tatuagens no país, e considere muito bem se vale a pena arriscar ter relações sexuais durante a sua estadia.
No caso de ser necessário chamar uma ambulância ligue para o 103.
E claro, se durante as viagens é comum sofrer de Enjôo ou até de Jet Lag, complete uma consulta do Viajante antes de ir.

Viajar na Rússia

Todas as pessoas com FAN ID podem viajar gratuitamente nos transportes públicos. Apesar de ser bastante tranquilo, deve manter-se sempre muito atento quando estiver nos autocarros ou metro. Nunca ande sozinho. Opte por táxis, especialmente durante a noite.

Racismo

Um dos grandes problemas da Rússia é o grande nível de racismo e discriminação, principalmente em relação a pessoas africanas ou asiáticas e LGBT. Se você se enquadra num destes, tome especial cuidado se estiver sozinho.

Crimes e fraudes

Sempre que há um grande número de pessoas juntas, há sempre uma maior probabilidade de estar sujeito a pequenos crimes e fraudes. Carteiristas aproveitam-se destas situações por isso, mantenha sempre os seus pertences debaixo de olho.
Tenha especial atenção quando alguém se diz uma autoridade e lhe pede documentos. Antes de entregar alguma coisa, peça a identificação do suposto polícia.

Segurança digital

Os viajantes são especialmente vulneráveis a roubos de identidade e fraude digital. No entanto, é possível proteger-se deste tipo de crime.
- Mantenha os dispositivos com atualizações de segurança e software recentes.
- Desative a partilha de arquivos.
- Evite usar Wi-Fi público.
- Desligue o Wi-Fi quando não usar.
- Use VPN.
- Use senhas fortes para proteção dos dispositivos.

Segurança à noite

O Mundial traz sempre um clima de festa, especialmente durante a noite. No entanto, vale sempre a nota para se manter em segurança, evitando ingerir álcool em excesso. Tenha também cuidado se lhe apresentarem uma vodka sem rótulo.
Perturbação da ordem pública e a intoxicação pública são consideradas ofensas no país e podem levá-lo a ser multado, preso, e ainda deportado.

Segurança nos Recintos/Estádios

No centro de Moscovo estará sempre a polícia turística. Os polícias falam várias línguas e por isso são as melhores pessoas para ajudá-lo em qualquer situação. Nos estádios a segurança será ainda mais apertada. Não são permitidas malas durante o jogo, por isso evite levar alguma consigo.

Adeptos

Se existem adeptos amigáveis e bastante tolerantes, outros são incapazes de tolerar uma derrota ou até um grito de apoio à equipa contrária. Mantenha-se consciente dos perigos de estar entre uma multidão, não sabendo ao certo quem é quem.
Siga estas dicas se vai viajar para o Mundial na Rússia. Lembre-se que a segurança deve vir sempre em primeiro lugar e permiter-lhe-á disfrutar muito mais do evento.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?