loading

Crónica: Autogolo no tempo de descontos dá vitória ao Irão de Carlos Queiroz

Um autogolo já nos descontos deu hoje ao Irão, de Carlos Queiroz, a segunda vitória de sempre do país em campeonatos do mundo, no triunfo por 1-0 sobre Marrocos, na estreia do Grupo B.

Crónica: Autogolo no tempo de descontos dá vitória ao Irão de Carlos Queiroz

Em São Petersburgo, na Rússia, quando o nulo parecia inevitável, sobretudo depois de uma segunda parte em que as oportunidades de golo foram praticamente inexistentes, um lance infeliz do avançado Bouhaddouz, aos 90+5 minutos, acabou dar a vitória aos iranianos.

Carlos Queiroz, que já tinha comandado o Irão no Mundial2014, no Brasil, alcançou a sua primeira vitória em Campeonatos do Mundo com a seleção asiática, que voltou a festejar 20 anos depois do seu único triunfo.

Em 1998, em França, o Irão bateu os Estados Unidos, por 2-1, naquele que era até hoje o único triunfo na mais importante competição de seleções.

Acaba por ser um golpe duro para Marrocos, que, mesmo sem deslumbrar, foi a equipa que mais procurou a vitória, enquanto o Irão atuou, sobretudo na segunda parte, sem grandes preocupações ofensivas.

Os africanos até mereciam ter chegado à vantagem na parte inicial do encontro, tal o domínio que apresentaram nessa fase do jogo, mas o guarda-redes Beiranvand e alguma falta de pontaria acabaram por manter tudo na mesma.

Foi uma fase difícil para a equipa de Carlos Queiroz, com algumas falhas a nível de marcação e muitas dificuldades em conseguir parar os extremos da Marrocos, sobretudo Belhanda.

A verdade é que a equipa de Queiroz manteve a sua baliza inviolável e, após ter acertado as marcações, o Irão equilibrou o encontro e viria mesmo a protagonizar, já em cima do intervalo, a melhor oportunidade de toda a primeira parte.

Após boa jogada coletiva, Azmoun apareceu frente a Munir, mas com duas boas intervenções, o guarda-redes marroquino impediu o golo iraniano.

Na segunda parte, o ritmo da partida caiu, e muito, com o Irão a ser o principal responsável. Queiroz baixou as linhas da sua equipa, tapando qualquer caminho para a sua baliza, e deixou Azmoun muito sozinho na frente.

O encontro entrou numa toada mais agressiva (só na segunda parte foram feitas 21 faltas) e acabou por ter demasiadas paragens, com as equipas médicas a entrarem alguma vezes no relvado.

Aos 80 minutos, Ziyech protagonizou a único remate perigoso de Marrocos na segunda parte, obrigando o guarda-redes iraniano a excelente defesa.

Quando tudo apontava para o 0-0, Bouhaddouz, que tinha entrado no decorrer da segunda parte, acabou por ‘oferecer’ a vitória ao Irão, num lance muito infeliz. Num livre da esquerda, Haji Safi centrou para a área e o avançado cabeceou a bola para a sua própria baliza.

Programa da jornada

Quinta-feira, 14 de Junho de 2018
Rússia - Arábia Saudita, 5 - 0

Sexta-feira, 15 de Junho de 2018
Egipto - Uruguai, 0 - 1
Marrocos - Irão, 0 - 1
Portugal - Espanha, 3 - 3

Sábado, 16 de Junho de 2018
França - Austrália, 2 - 1
Argentina - Islândia, 1 - 1
Peru - Dinamarca, 0 - 1
Croácia - Nigéria, 2 - 0

Domingo, 17 de Junho de 2018
Costa Rica - Sérvia, 0 - 1
Alemanha - México, 0 - 1
Brasil - Suíça, 1 - 1

Segunda-feira, 18 de Junho de 2018
Suécia - Rep. Coreia, 1 - 0
Bélgica - Panamá, 3 - 0
Tunísia - Inglaterra, 1 - 2

Terça-feira, 19 de Junho de 2018
Colômbia - Japão, 1 - 2
Polónia - Senegal, 1 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?