loading

Crónica: Portugal termina qualificação para o mundial feminino com goleada

A seleção portuguesa feminina goleou hoje a Roménia por 5-1, no último jogo da qualificação para o Mundial 2019, que vai decorrer em França e do qual a equipa das «quinas» já estava afastada.

Crónica: Portugal termina qualificação para o mundial feminino com goleada

Apesar da formação romena ter começado o encontro disputado em Felgueiras a vencer, com um golo de Mara Batea, aos três minutos, a equipa de Francisco Neto ‘virou' o resultado ainda na primeira parte, com golos de Ana Leite, aos 30, e de Melinda Nagy, na própria baliza, aos 43, e selou a goleada com mais três golos, de Ana Leite, aos 53, e de Diana Silva, aos 59 e aos 89.

Portugal terminou o Grupo 6 no terceiro lugar, com 11 pontos, atrás da Itália (21 pontos), já qualificada para o mundial, e da Bélgica (19), apurada para o ‘play-off', ao passo que as romenas, que sofreram a derrota mais pesada da fase de qualificação, terminaram o grupo no quarto posto, com cinco pontos, à frente da Moldávia (um).

A seleção lusa tentou, nos primeiros instantes, levar perigo à baliza romena num par de iniciativas pelo lado direito, mas sofreu o primeiro revés logo aos três minutos, quando Mara Batea aproveitou um mau passe de Dolores Silva e na zona frontal à baliza, fora da área, viu Inês Pereira adiantada e fez-lhe um ‘chapéu' que entrou junto ao ângulo superior direito.

Perante um adversário em vantagem, a jogar com três defesas centrais, as portuguesas reagiram e, depois de terem ameaçado a baliza à guarda de Andrea Paraluta com remates de Ana Leite, aos 11 e 14 minutos, e de Cláudia Neto, aos 25, empataram graças a um cabeceamento certeiro da avançada do Bayer Leverkusen (Alemanha), em resposta a cruzamento de Diana Silva.

Após o empate, Portugal assegurou o controlo do jogo e operou a reviravolta, quando a central Melinda Nagy, ao cortar, de cabeça, um cruzamento da direita, fez a bola sobrevoar a guarda-redes romena.

A equipa das ‘quinas' aproveitou o embalo conseguido nos últimos minutos do primeiro tempo para resolver o encontro nos primeiros 15 minutos da etapa complementar, com mais dois golos.

Ana Leite ‘bisou' na partida aos 53 minutos, com uma recarga para a baliza deserta, após Diana Silva ter tentado contornar Andrea Paraluta, mas a avançada do Sporting apontou o seu primeiro golo, aos 59, com um ‘encosto' para a baliza, após a guardiã adversária ter falhado a interceção a um cruzamento de Ana Borges.

Com o desfecho do jogo já selado, ambas os treinadores foram mexendo nas suas equipas, mas Diana Silva teve ainda tempo para apontar o seu segundo golo no desafio, ao rematar para o fundo das redes na pequena área, depois de um lance confuso na área romena.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?