loading

Crónica: Benfica vence Rio Ave e assume liderança do grupo A na Taça da Liga

O Benfica entrou hoje a ganhar na Taça da Liga, ao impor-se, por 2-1, ao Rio Ave, no jogo da primeira jornada do grupo A, assumindo de imediato a liderança.

Crónica: Benfica vence Rio Ave e assume liderança do grupo A na Taça da Liga

Na estreia na competição na qual ostentam o melhor palmarés, com sete títulos em 11 edições, os ‘encarnados’ decidiram o rumo do encontro com os golos de Salvio (21, grande penalidade) e Rafa (50), com Vinicius a assinar aos 60 o tento vila-condense, numa partida marcada pela contestação dos dois lados ao árbitro Rui Oliveira.

O técnico do Benfica, Rui Vitória, lançou um ‘onze’ renovado, com Svilar, Conti e Yuri Ribeiro a entrarem de início para os primeiros minutos da época, num conjunto em que figuravam ainda Alfa Semedo e Rafa. Do outro lado, o Rio Ave, orientado por José Gomes, apostava em surpreender com as transições rápidas de Galeno e Vinicius no ataque.

E foi precisamente o jovem extremo cedido pelo FC Porto a agitar o jogo ainda antes de se concluir o primeiro minuto, forçando a primeira intervenção de Svilar. Contudo, os anfitriões lentamente assumiram o controlo das operações, apesar do atrevimento do Rio Ave, e traduziram esse domínio em boas oportunidades de Seferovic (5) e Salvio (9).

Aos 21, o Benfica acabou por chegar ao golo através de uma grande penalidade convertida pelo argentino Salvio, depois de uma suposta falta sobre o ponta de lança suíço na grande área. O lance gerou grandes protestos do conjunto de Vila do Conde, mas o argentino não acusou a pressão e desequilibrou o marcador com o seu quarto golo da temporada.

O primeiro episódio de contestação acabou por atirar o desafio para uma toada mais quezilenta, com pouco futebol, muitas faltas, ainda mais protestos e tudo por demasiado tempo.

Já na segunda parte, o Benfica entrou da melhor forma e fez logo aos 49 o segundo golo, através de Rafa, que finalizou com categoria uma boa transição rápida, conduzida por Salvio, que aproveitou a movimentação inteligente de Seferovic a criar espaço na defesa do Rio Ave e a deixar desamparado o guardião Leo Jardim.

Todavia, o que se desenhava como um triunfo tranquilo do Benfica ficou em suspenso com o golo do Rio Ave, aos 60, por Vinicius, num lance que tem sido a imagem de marca dos ‘encarnados’: um cruzamento atrasado para a finalização no coração da área. Svilar ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o golo.

Apesar da vantagem mínima, Rui Vitória geriu o jogo com a estreia de Gabriel e as entradas de Samaris e Castillo, enquanto a equipa de José Gomes procurava, com mais esforço do que inteligência, o tento que lhe desse um empate na Luz.

Porém, o Benfica segurou com superioridade a vitória e agarrou o primeiro lugar do agrupamento, depois de Desportivo das Aves e Paços de Ferreira não terem ido além do empate (0-0) no outro encontro.

Programa da jornada

Sexta-feira, 24 de Agosto de 2018
Marítimo - Desp. Chaves, 2 - 1

Sábado, 25 de Agosto de 2018
Portimonense - Santa Clara, 2 - 2
Benfica - Sporting, 1 - 1
FC Porto - V. Guimarães, 2 - 3

Domingo, 26 de Agosto de 2018
Feirense - Boavista, 1 - 1
V. Setúbal - Nacional, 1 - 2
Tondela - Rio Ave, 1 - 1
Sp. Braga - Desp. Aves, 3 - 1

Segunda-feira, 27 de Agosto de 2018
Moreirense - BSAD, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?