loading

Crónica: Sporting bate Rio Ave na estreia de Marcel Keizer no campeonato

O Sporting venceu hoje o Rio Ave, por 3-1, em partida da I Liga portuguesa de futebol que marcou a estreia do novo treinador dos 'leões', o holandês Marcel Keizer, no campeonato.

Crónica: Sporting bate Rio Ave na estreia de Marcel Keizer no campeonato

Os lisboetas conseguiram travar a invencibilidade caseira do Rio Ave, que durava há um ano, com os golos de Bruno Fernandes, aos oito minutos, Bas Dost (23) e Jovane Cabral (72), tendo João Schmidt apontando o tento solitário dos locais, aos 12.

Com este resultado, o Sporting fecha esta ronda do campeonato no segundo posto, com 25 pontos, menos dois do que o FC Porto, líder, enquanto o Rio Ave concluiu a jornada na sexta posição com 18, os mesmos do que o Vitória de Guimarães, quinto.

As duas equipas surgiram para este desafio com alterações importantes nos seus 'onzes', com o técnico do Sporting a apostar em Marcos Acuña e Mathieu na defesa, e José Gomes, do lado dos vila-condenses, a promover os regressos de Fábio Coentrão e Jambor ao meio-campo.

A formação lisboeta entrou no jogo com maior acutilância e, depois de Mathieu ter deixado um primeiro aviso, logo aos três minutos, num cabeceamento ao lado, os 'leões' colocaram-se, pouco depois, em vantagem, aproveitando uma desatenção dos locais.

Ao não reagir prontamente a uma falta cobrada a meio do seu meio-campo, a equipa vila-condense deixou espaço para que Bruno Fernandes se escapasse, e, depois de combinar com Nani, rematasse cruzado para o 1-0, logo aos oito minutos.

O inicial revês não conseguiu, ainda assim, esmorecer o Rio Ave, que, aos 12, através de um livre cobrado de forma exemplar por João Schimdt, resgatou o empate.

Com o jogo novamente relançado, o Sporting voltou a assumir a iniciativa, pressionando alto no momento de construção do Rio Ave, conseguindo, com isso, recuperar a posse e criar mais perigo.

Valeu, nessa altura, a atenção do guarda-redes dos nortenhos, Leo Jardim, que esteve em bom plano ao suster um par de remates de Bruno Fernandes e Diaby.

A essa pressão contrária, o Rio Ave tentava responder em contra-ataque, usando, sobretudo, a velocidade de Galeno, mas não disfarçando dificuldades no último passe, com a bola a ficar longe dos seus atacantes.

No regresso do descanso, o Sporting surgiu com menos intensidade, permitindo ao conjunto da foz do Ave ter mais espaço para construir e surgir com perigo junto à baliza de Renan Ribeiro.

Ainda assim, os vila-condenses mantinham dificuldades na definição final, vivendo, demasiado, dos rasgos de Galeno. O Rio Ave ficou perto do empate aos 62, num cabeceamento e recarga de João Schmidt, a que o guardião dos 'leões' se opôs.

Percebendo que precisava de resgatar a intensidade da equipa, Marcel Keizer lançou, aos 68, Jovane Cabral, num trunfo que se revelou decisivo, porque o avançado cabo-verdiano precisou de apenas de quatro minutos para marcar o 3-1, num remate em arco de belo efeito.

Esse terceiro tento do Sporting tolheu a capacidade de reação do Rio Ave, que ainda tentou reagir num cabeceamento, também com recarga, de Fábio Coentrão, que Renan Ribeiro travou, fortalecendo a consistência defensiva da sua equipa, que manteve o 3-1 até ao final.

Programa da jornada

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2018
Santa Clara - BSAD, 2 - 3

Sábado, 1 de Dezembro de 2018
Marítimo - V. Setúbal, 0 - 1
Benfica - Feirense, 4 - 0
Sp. Braga - Moreirense, 2 - 0

Domingo, 2 de Dezembro de 2018
Portimonense - Tondela, 3 - 2
Desp. Aves - Nacional, 2 - 3
Desp. Chaves - V. Guimarães, 0 - 1
Boavista - FC Porto, 0 - 1

Segunda-feira, 3 de Dezembro de 2018
Rio Ave - Sporting, 1 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?