loading

LE: Benfica fora da 'rota' dos 'poderosos', ao contrário do Sporting

O Benfica, como cabeça de série, evita quase todos os ‘poderosos’ no sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa em futebol, marcado para segunda-feira, ao contrário do Sporting, que está no Pote 2.

LE: Benfica fora da 'rota' dos 'poderosos', ao contrário do Sporting

Entre os 15 possíveis adversários, os ucranianos do Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca, que também ‘caíram’ da ‘Champions’, os italianos da Lazio e os franceses do Rennes são os adversários mais perigosos para o ‘onze’ de Rui Vitória.

Zurique, Celtic, Slavia Praga, Olympiacos, Rapid Viena, Malmö, Krasnodar, BATE Borisov, Galatasaray, Club Brugge e Viktoria Plzen são os outros possíveis adversários, juntamente com o Fenerbahçe, que o Benfica já deixou fora da ‘Champions’.

Já os ‘leões’ têm muitos possíveis oponentes de ‘peso’, casos, sobretudo, de Chelsea, Nápoles, Inter de Milão, Valência, Sevilha e Bayer Leverkusen, mas também de Betis, Villarreal, Eintracht Frankfurt, Zenit, Dínamo de Kiev ou Salzburgo.

Os belgas do Genk e os croatas do Dínamo Zagreb serão os cabeças de série mais ‘apetecíveis’ para os comandados de Marcel Keiser, que não podem defrontar o Arsenal, com o qual mediram forças na fase de grupos, e o Benfica, por ser do mesmo país.

Os ‘encarnados’ voltam à Liga Europa cinco anos depois, sendo que, nas duas últimas presenças (2012/13 e 2013/14), também ‘resvalando’ da Liga dos Campeões, chegaram a outros tantas finais, perdidas para Chelsea e Sevilha, respetivamente.

Nos 16 avos de final, os ‘encarnados’ têm o pleno de apuramentos, em quatro presenças, com sete vitórias e um empate, em oito jogos, apesar de três dos oponentes terem sido alemães.

Os ‘leões’ já vão para a sétima presença nesta fase da prova - e quarta nas derradeiras cinco edições -, na qual ostentam um balanço ‘nulo’, com três apuramentos e três eliminações.

A formação de Rui Vitória chegou a esta fase ao ser terceira colocada do Grupo E da Liga dos Campeões, com sete pontos, atrás dos invictos Bayern Munique, com 14, e Ajax, com 12, e à frente do AEK Atenas, única equipa da fase de grupos que não pontuou.

Antes, os ‘encarnados’ tiveram de ultrapassar dois adversários para chegarem à fase de grupos, o Fenerbahçe, na terceira pré-eliminatória, e o PAOK Salónica, no ‘play-off’.

O Sporting teve entrada direta na fase de grupos da Liga Europa, na ‘secretaria’, graças à não inscrição do Desportivo das Aves, e foi segundo do Grupo E, com 13 pontos, contra 16 do Arsenal, que também passou, e três de Vorskla Poltava e Qarabag.

Quaisquer que sejam os adversários nos 16 avos de final, marcados para 14 e 21 de fevereiro de 2019, o Benfica já sabe que começa fora e acaba na Luz e o Sporting que arranca em Alvalade e decide a eliminatória em reduto alheio.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?