loading

LE: Benfica defronta Galatasaray, Sporting enfrenta Villarreal

O Benfica disputa os 16 avos de final da Liga Europa em futebol com os turcos do Galatasaray, com segunda mão na Luz, enquanto o Sporting mede forças com os espanhóis do Villarreal, com primeiro jogo em Alvalade.

LE: Benfica defronta Galatasaray, Sporting enfrenta Villarreal

No sorteio de Nyon, na Suíça, os dois clubes lisboetas ‘desviaram-se’ dos adversários mais complicados, mas também não apanharam as equipas teoricamente mais acessíveis, podendo ambos ambicionar a chegar aos ‘oitavos’ da segunda prova da UEFA.

O conjunto de Rui Vitória vai enfrentar uma equipa que, como os ‘encarnados’, caiu da Liga dos Campeões, com a curiosidade de ter enfrentado o FC Porto, perdendo os dois jogos, de forma tangencial, por 1-0 no Dragão e por 3-2 em Istambul.

O Galatasaray, comandado por Fatih Terim, segue no quinto lugar do campeonato turco, a dois pontos do segundo classificado, o Yeni Malatyaspor, e a oito do líder Basaksehir, com o qual empatou fora, a um golo, no sábado.

Os dois clubes enfrentaram-se em três jogos europeus, com os turcos em vantagem, com dois triunfos, por 2-0 em 2008/09, na Luz, na fase de grupos da Taça UEFA, e por 2-1 em casa, na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2015/16. Nessa época, em casa, o conjunto luso impôs-se por 2-1, com tentos de Gaitán e Luisão.

Por seu lado, o Villarreal chega aos 16 avos de final da Liga Europa depois de vencer o Grupo G, com apenas 10 pontos, os mesmos do Rapid Viena, que também se qualificou, mais quatro do que o Rangers e cinco face ao Spartak Moscovo.

Na Liga espanhola, os adversários dos ‘leões’ seguem num dececionante 15.º posto, imediatamente acima da ‘linha de água’, com apenas 15 pontos, apesar de ter jogadores de categoria, como Carlos Bacca, Gerard Moreno ou Ramiro Funes Mori.

O Villarreal nunca defrontou o Sporting nas taças europeias, mas, em 2010/11, encontrou o FC Porto nas meias-finais da Liga Europa, sendo goleado por 5-1 no Dragão, para, depois, ganhar em casa por 2-1. Os ‘dragões’ venceriam o Sporting de Braga na final.

No que respeita aos outros embates dos 16 avos de final, destaque para o embate entre o Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca, e o Eintracht Frankfurt, de Francisco Geraldes, Gonçalo Paciência e do ex-benfiquista Luka Jovic.

O Lazio-Sevilha, o Fenerbahçe-Zenit, Krasnodar-Bayer Leverkusen e Celtic-Valência também prometem emoção, com jogos em 14 e 21 de fevereiro de 2019.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?