loading

Nota: Caro visitante, o acesso à informação do nosso site é gratuita e de livre acesso. Tal só é possível exibindo anúncios a quem nos visita. Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios.

Despedimento de Mourinho pode marcar renovação de treinadores lusos

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Facebook

Outras Notícias

Sondagem

Quem tem o adversário mais acessível nas competições europeias?

Os treinadores portugueses sempre tiveram destaque no futebol europeu, e até mesmo mundial. Com o despedimento de José Mourinho do Manchester United, o cenário parece caminhar para uma renovação de nomes.
Despedimento de Mourinho pode marcar renovação de treinadores lusos

Enquanto Miguel Cardoso e Paulo Fonseca já conseguiram espaço no futebol espanhol e ucraniano, respectivamente, Sérgio Conceição tem sido elogiado no comando do FC Porto. Actual campeão da Liga portuguesa, ele tem mostrado muita força com o plantel da equipa.

A saída de Jose Mourinho do Manchester United já era algo esperado. Desde o inicio da temporada, o treinador mostrou algumas falhas e sempre foi criticado por ex-jogadores e até dirigentes. A situação ficou pior pelo mau relacionamento com alguns jogadores do plantel inglês, como Paul Pogba. Agora em Dezembro, a equipa decidiu colocar um ponto final ao contrato com Mourinho.

Essa situação pode marcar uma renovação necessária nos seleccionadores portugueses. Assim como Villas-Boas perdeu espaço no cenário mundial, José Mourinho vai precisar de um bom trabalho futuramente para voltar a ter força entre os grandes clubes. No entanto, isso significa abrir espaço para outros bons nomes. Leonardo Jardim, por exemplo, deixou o Monaco em Outubro, porém teve o trabalho elogiado do começo ao fim, mesmo com a equipa a passar por uma crise de finanças.

Outro nome de destaque, e actualmente no futebol espanhol, é Miguel Cardoso. O antigo comandante do Rio Ave fez história ao classificar a equipa da Vila do Conde para UEFA Europa League. Actualmente, após uma rápida passagem pelo Nantes, ele disputa a La Liga com o Celta de Vigo. Alguns ex-jogadores o consideram um bom nome para o futuro do futebol europeu e português.

No campeonato doméstico, o principal destaque continua a ser Sérgio Conceição. No comando do Porto desde 2017, ele conseguiu arrumar um plantel antes com problemas e conquistou o campeonato nacional. Além disso, seguindo a escola Mourinho, se mostra um treinador eficiente na estrutura de defesa. Actualmente, o FC Porto tem uma das melhores defesas da Europa, seja em número ou nomes do plantel.

O futuro da Seleção Portuguesa

Fernando Santos está no comando de Portugal desde 2014, quando substituiu Paulo Bento. Com o título do Euro 2016 na bagagem, o comandante de 64 anos parece disposto a ficar no comando até a Copa de 2022, no Qatar. Porém, vai precisar de bons resultados na Liga das Nações e também no Euro 2020.

Em entrevista, o comandante já falou sobre o futuro de jogadores e da própria seleção. "Não gosto da palavra renovação, pois parece que os velhos vão para o lixo e os novos vão tomar conta disto. Vamos estar muito atentos ao percurso da formação. Não serei juiz dos treinadores da formação, mas vamos ter que partilhar ideias.”

O nome de José Mourinho sempre foi associado a Portugal, porém parece pouco provável que Fernando Santos deixe a equipa no momento. No futuro, é difícil imaginar quais serão os treinadores mais bem-sucedidos, seja na Europa ou em Portugal. Porém, a verdade é que existem bons nomes e que valem a pena serem observados de perto. Uma nova safra de treinadores lusos parece pronta para navegar na Europa.

Siga-nos no Facebook, no Google+ e no Twitter.

Relacionadas

Comentários

Na Primeira Página

Pode gostar de ler