loading

Crónica: Vitória melhora na segunda parte e vence Portimonense com segurança

O Vitória de Guimarães regressou hoje aos triunfos na I Liga portuguesa de futebol, a impor-se ao Portimonense por 2-0, resultado que justificou pela segunda parte realizada na partida da 22.ª jornada.

Crónica: Vitória melhora na segunda parte e vence Portimonense com segurança

Após uma primeira parte pouco dinâmica dos dois lados, mas com os algarvios mais perigosos, a turma vitoriana inaugurou o marcador por Mattheus Oliveira, aos 40 minutos, e fixou o resultado por Alexandre Guedes, aos 73, numa segunda metade em que se impôs ao adversário, após subir de rendimento.

Após dois jogos sem triunfos, os vimaranenses aproveitaram este resultado para recuperarem provisoriamente o quinto lugar, com os mesmos 35 pontos do Moreirense - recebe o Tondela, no domingo -, ao passo que a turma de Portimão averbou a quarta derrota seguida na I Liga e ocupa o 10.º lugar, com 27.

Com os médios Pedro Sá, Dener e Paulinho ausentes, a turma de Portimão apresentou-se em Guimarães com três novidades no ‘onze' - Hackman, Aylton Boa Morte e Jadson - e foi mais forte nos primeiros 10 minutos, tendo criado a primeira situação de golo aos cinco, quando Hackman, bem enquadrado com a baliza, rematou para defesa de Douglas.

Com duas alterações face à derrota com o Tondela (1-0) - o central Osorio apareceu no lugar de Frederico Venâncio e Mattheus Oliveira rendeu Pepê no meio-campo -, a formação vitoriana ripostou num disparo de Mattheus à malha lateral, ao minuto 16, mas, apesar de circular muito a bola, só voltou a desequilibrar a retaguarda contrária, muito povoada, por mais uma vez até ao intervalo.

Depois de os algarvios terem ameaçado de novo o golo, num lance em que Pedro Henrique impediu o desvio decisivo de Jackson Martínez, ao minuto 30, e num livre de Henrique a rasar o poste, aos 33, foram os vitorianos que desfizeram o nulo, num cabeceamento de Mattheus Oliveira em que Ricardo Ferreira ainda tocou, após cruzamento de Rafa Soares.

No último minuto do primeiro tempo, o Portimonense quase empatou, quando Wellington, isolado perante Douglas, após passe errado de Rafa Soares, atirou ao lado, mas, após o regresso dos balneários, a equipa da casa assumiu uma atitude mais dominadora.

Mais confortável a trocar a bola no meio-campo algarvio, o Vitória esteve perto do segundo golo num remate de Sacko, aos 54 minutos, e ainda mais quando Ricardo Ferreira negou o golo a remates de consecutivos de Tozé, Davidson e Mattheus Oliveira, no mesmo lance, aos 56.

Dependente das iniciativas individuais Jackson Martínez, Wellington e Aylton Boa Morte, o Portimonense foi incapaz de penetrar na área vitoriana e viu-se arredado da discussão do jogo quando Alexandre Guedes apareceu ao segundo poste para emendar de cabeça um cruzamento de Rafa Soares, ao minuto 73, obtendo o quinto golo na I Liga.

Programa da jornada

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019
Rio Ave - Santa Clara, 1 - 2

Sábado, 16 de Fevereiro de 2019
Nacional - Feirense, 4 - 0
V. Guimarães - Portimonense, 2 - 0
FC Porto - V. Setúbal, 2 - 0

Domingo, 17 de Fevereiro de 2019
Moreirense - Tondela, 2 - 0
BSAD - Marítimo, 0 - 1
Desp. Chaves - Boavista, 1 - 1
Sporting - Sp. Braga, 3 - 0

Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2019
Desp. Aves - Benfica, 0 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?