loading

Crónica: Moreirense consolida quinto lugar, com triunfo justo sobre o Tondela

O Moreirense consolidou hoje o quinto lugar da I Liga portuguesa de futebol, após a vitória sobre o Tondela, por 2-0, num encontro da 22.ª jornada em que foi superior, principalmente na segunda parte.

Crónica: Moreirense consolida quinto lugar, com triunfo justo sobre o Tondela

Graças ao cabeceamento certeiro de Texeira, aos 44 minutos, e ao tento do recém-entrado Bilel, aos 84, a equipa treinada por Ivo Vieira venceu, chegou aos 38 pontos e manteve três de avanço sobre o Vitória de Guimarães, enquanto o Tondela, que perdeu pela primeira vez em Moreira de Cónegos, continua no ‘pelotão' das equipas que lutam pela manutenção - é 11.º, com 23.

Com uma mudança em cada um dos ‘onzes' - Ivanildo ocupou a vaga do lesionado Iago no centro da defesa dos locais e Tembeng rendeu o castigado Bruno Monteiro no meio-campo beirão -, as duas equipas apresentaram-se em campo com vontade de ter bola, mas também compactas na hora de defender, cedendo pouco espaço uma à outra, durante a primeira parte.

A turma vimaranense esteve perto do golo inaugural logo aos dois minutos, quando Chiquinho, servido por Texeira, viu um adversário intercetar um remate que levava a direção da baliza, mas esse lance acabou por ser uma exceção em 45 minutos marcados por uma luta intensa pelo controlo do meio-campo, que se saldou pelo equilíbrio.

O Moreirense foi, no entanto, um pouco mais esclarecido do que o Tondela na construção dos seus ataques, com Chiquinho, aos 16 minutos, e Ângelo Neto, aos 26, a tentarem o golo, mas a equipa treinada por Pepa também podia ter marcado, quando Xavier foi incapaz de aproveitar um mau passe do guarda-redes Jhonatan, aos 39.

Numa fase em que as equipas cometiam vários erros no passe, a acabar a primeira parte, Arsénio e Texeira encarregaram-se de colocar o Moreirense na frente: depois de ter cabeceado por cima, aos 43, o avançado uruguaio correspondeu a novo centro do extremo com bem melhor pontaria, desviando a bola do alcance de Cláudio Ramos.

Obrigado a reagir, o conjunto beirão avançou no terreno após o intervalo e expôs-se aos contra-ataques da equipa da casa, que se sentiu confortável nesse papel e desperdiçou algumas ocasiões para dilatar a vantagem.

Depois de Rúben Lima ter ameaçado a baliza tondelense num livre, aos 52 minutos, Arsénio viu Cláudio Ramos negar-lhe o golo aos 61, quando estava isolado ao segundo poste, e Chiquinho rematou ligeiramente ao lado, aos 64.

Com poucas ideias para romper a defesa ‘cónega', o Tondela quase igualou num cabeceamento de Jhon Murillo, travado por Jhonatan, após canto de Xavier, ao minuto 68, mas viu-se novamente ‘aflito' dois minutos depois, numa falha do guardião Cláudio Ramos, desaproveitada por Arsénio.

O Moreirense resolveu mesmo a partida aos 84 minutos, quando Bilel, que entrou aos 81, foi assistido por Chiquinho e limitou-se a encostar para o fundo das redes, tendo ainda estado perto do terceiro golo, num remate de Pato à trave e na recarga de Texeira, por cima (90+1).

Programa da jornada

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019
Rio Ave - Santa Clara, 1 - 2

Sábado, 16 de Fevereiro de 2019
Nacional - Feirense, 4 - 0
V. Guimarães - Portimonense, 2 - 0
FC Porto - V. Setúbal, 2 - 0

Domingo, 17 de Fevereiro de 2019
Moreirense - Tondela, 2 - 0
BSAD - Marítimo, 0 - 1
Desp. Chaves - Boavista, 1 - 1
Sporting - Sp. Braga, 3 - 0

Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2019
Desp. Aves - Benfica, 0 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?