loading

Figo, Poborsky, Thuram e Zidane lideram «ranking» dos jogos no Euro

O português Luís Figo, o checo Karel Poborsky e os franceses Lilian Thuram e Zinedine Zidane lideram o “ranking” de jogos disputados em fases finais do Europeu de futebol, ao somarem todos 14 encontros.

Figo, Poborsky, Thuram e Zidane lideram «ranking» dos jogos no Euro

O actual jogador do Inter de Milão foi o último a entrar neste lote, quando, “desgraçadamente”, perdeu a final do Europeu de 2004, frente à Grécia (0-1), em pleno Estádio da Luz.

A estreia do líder da “geração de ouro” no Europeu aconteceu a 09 de Junho de 1996, em Sheffield, frente à Dinamarca (1-1), o primeiro triunfo apareceu quatro dias depois (1-0 à Turquia) e o golo número um surgiu a 19 de Junho (3-0 à Croácia).

Ao quarto jogo, surgiu o primeiro desaire (0-1 com a República Checa) e a eliminação, nos “quartos”, do Euro96, pelo que o quinto só aconteceu quatro anos volvidos, na fase final da edição 2000, realizada conjuntamente por Bélgica e Holanda.

A espera valeu a pena, já que o então jogador do FC Barcelona iniciou, com um “golão”, a sensacional recuperação lusa fase à Inglaterra (0-2 para 3-2, a 12 de Junho) e voltou a ganhar no sexto encontro (1-0 à Roménia), podendo, com o apuramento garantido, descansar frente à Alemanha, no jogo dos inesquecíveis 3-0.

Depois, Figo coroou o sétimo jogo com duas assistências para Nuno Gomes abater os turcos, nos “quartos” (2-0), e saiu imensamente frustrado do oitavo, com um desaire por 2-1 perante a França, após prolongamento, nas meias-finais do Euro2000.

No Euro2004, Figo, não brilhou como quatro anos antes, mas foi titular nos seis jogos, face a Grécia, Rússia e Espanha, na primeira fase, Inglaterra, nos quartos-de-final, Holanda, nas meias-finais, e de novo a Grécia, no jogo do título perdido.

Se Figo cumpriu o 14º jogo a 04 de Julho de 2004, Poborsky, ex-jogador do Benfica, disputou-o no Estádio do Dragão, no Porto, três dias antes, quando a República Checa caiu perante os helénicos por igual resultado, nas meias-finais da mesma competição.

Como o jogador formado nas escolas do Sporting, o extremo checo também disputou e perdeu uma final de um Europeu: a 30 de Junho de 1996, face à Alemanha, em pleno Estádio de Wembley, os checos estiveram a vencer, mas um “bis” de Bierhoff derrotou-os.

Pelo contrário, Thuram e Zidane contam um título Europeu, conquistado em 2000, em conjunto, num trajecto que terminou com um triunfo por 2-1 sobre a Itália (golo de “ouro” de David Trezeguet), na “banheira” de Roterdão, na Holanda.

Curiosamente, Figo defrontou os três elementos do quarteto em fases finais do Europeu e não se deu nada bem: Poborsky “materializou” o adeus luso ao Euro96 (1-0, nos quartos-de-final) e Zidane arrumou Portugal do Euro2000 (2-1, nas “meias”, com uma grande penalidade de “ouro”, após uma polémica mão de Abel Xavier).

Nesse embate, realizado em Bruxelas, a 28 de Junho de 2000, Lilian Thuram foi o lateral direito do conjunto gaulês, num embate que começou muito bem para Portugal, com um grande golo de Nuno Gomes, “anulado” posteriormente por um tento de Thierry Henry.

No “ranking”, e depois de Thuram, Zidane, Poborsky e Figo, seguem sete jogadores - todos com 13 encontros disputados em fases finais -, sendo que apenas um está em actividade, o italiano Paolo Maldini, que abandonou a selecção após o Mundial de 2002.

Os outros integrantes deste grupo são os alemães Jürgen Klinsmann e Thomas Hässler, o dinamarquês Peter Schmeichel, o holandês Dennis Bergkamp e os franceses Laurent Blanc e Didier Deschamps.

Entre os futebolistas com 13 jogos, destaque para o ex-guarda-redes do Sporting, que, ao contrário dos outros integrantes do “top 10”, disputou quatro fases finais: dois jogos em 1988, cinco em 1992 (ano em que venceu a prova), três em 1996 e outros tantos em 2000.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?