loading

Crónica: Golo ‘fora de horas’ de Marcano salva FC Porto reduzido a 10 em Portimão

O FC Porto venceu hoje o Portimonense por 3-2, num jogo cheio de incidências, em que chegou à vantagem de dois golos, concedeu o empate e, já em inferioridade numérica, conseguiu impor-se no último ‘suspiro'.

Crónica: Golo ‘fora de horas’ de Marcano salva FC Porto reduzido a 10 em Portimão

Na partida da quinta jornada da I Liga de futebol, o FC Porto, dominador no primeiro tempo, adiantou-se no marcador aos 25 minutos, de grande penalidade, convertida por Alex Telles, e ampliou a vantagem em cima do intervalo, por Zé Luís (45), somando mais duas bolas nos ‘ferros'.

O Portimonense entrou tarde no jogo, mas a tempo de empatar, nos seus dois primeiros remates, por Dener (74) e Koki Anzai (77), e, quando parecia poder celebrar pelo menos a conquista de um ponto, com o FC Porto reduzido a dez elementos por expulsão de Alex Telles (90+2), surgiu o golo decisivo para os portistas, pelo central marçano, aos 90+8.

O FC Porto juntou-se ao Benfica no segundo lugar, ambos com 12 pontos, menos um do que o líder Famalicão, enquanto o Portimonense ocupa o 14.º posto, com quatro pontos.

Os algarvios, que vinham de uma derrota no terreno do Moreirense (1-0), surgiram em campo com quatro estreias absolutas no ‘onze': Jackson Martinez, Lucas Fernandes, Rodrigo Freitas, que já tinham sido suplentes utilizados, e o lateral-esquerdo Júnior Tavares, reforço apresentado no último dia do mercado de transferências.

No FC Porto, estavam vários jogadores em dúvida por lesão, mas apenas Romário Baró ficou de fora, ocupando Otávio o seu lugar e assumindo-se como a única mudança face ao triunfo ante o Vitória de Guimarães (3-0), na jornada anterior.

A equipa de Sérgio Conceição assumiu o ascendente desde o início da partida, mas só criou perigo aos 13 minutos, quando Luis Diaz recebeu na esquerda, livrou-se da oposição de Koki Anzai com um drible e atirou ao poste direito da baliza de Ricardo Ferreira.

Com a presença do FC Porto a intensificar-se junto à área algarvia, o golo acabou por chegar, mas de bola parada, por Alex Telles, que, aos 25 minutos, converteu uma grande penalidade (mão de Jadson num corte em ‘carrinho') assinalada por Rui Costa e ratificada pelo videoárbitro.

Com o Portimonense remetido ao seu meio-campo - chegou ao intervalo sem qualquer remate na estatística oficial -, o FC Porto ameaçou o segundo golo num desvio de Danilo ao poste direito (25) e num ‘tiro' de Zé Luís (38), que acabaria por concretizar perto do final do primeiro tempo, num desvio ao segundo poste, após cruzamento da direita de Uribe.

Com uma vantagem clara no marcador e no relvado, o FC Porto surgiu tranquilo após a visita ao balneário, continuando a manter o ascendente e criando perigo num remate de Marega à figura do guarda-redes, após boa jogada na direita (52).

O Portimonense parecia ausente da partida, mas começou a acelerar com a entrada de Marlos Moreno, aos 65 minutos, e revelou-se muito eficaz ao marcar dois golos nos dois primeiros remates, surpreendendo Marchesin, que até então tinha sido um mero espetador.

Dener reduziu de cabeça após cruzamento de Aylton Boa Morte, aos 74, e Koki Anzai igualou, num excelente remate de pé esquerdo, em arco, de fora da área, aos 77.

O FC Porto ‘acusou' os dois golos de rompante do adversário e já não conseguiu ‘voltar' à partida, enquanto o Portimonense, em contra-ataque, esteve perto do golo do triunfo, mas Jackson Martinez, isolado, permitiu a defesa de Marchesin (87).

Aos 90+2, Alex Telles foi expulso, por falta sobre Marlos Moreno, que seguia isolado, junto à grande área, num lance de fora de jogo mal assinalado pelo auxiliar, mas revisto pelo videoárbitro.

O Portimonense já pensava no empate, quando o FC Porto, no oitavo de minuto de descontos, marcou o golo decisivo, com Marcano a cabecear, no ‘coração’ na área, após canto de Corona.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?