loading

Torneio Guimarães: Benfica de Quique vence pela primeira vez

O Benfica versão 2008/09 obteve hoje o seu primeiro triunfo e conquistou o Troféu Cidade de Guimarães, ao derrotar ao anfitrião Vitória, por 2-1, impondo a quarta derrota aos vimaranenses.

Torneio Guimarães: Benfica de Quique vence pela primeira vez

Após derrotas com o Blackburn Rovers e Sporting e empates com Estoril e Paris Saint-Germain, a equipa de Quique Flores obetve o seu primeiro triunfo da pré-época ao quinto jogo, enquanto o Vitória somou a quarta derrota em sete encontros (além de duas vitórias e um empate).

O uruguaio Cardozo, de grande penalidade, e o ''infeliz'' camaronês Momha, com um auto-golo, colocaram os ''encarnados'' a vencer por 2-0, com apenas 21 minutos de jogo. A resposta do Vitória chegou apenas na segunda parte, num penalti de Moreno, aos 68 minutos, insuficiente para impedir um triunfo justo do Benfica, que se mostrou melhor do que frente ao PSG.

O Vitória de Guimarães entrou melhor e dispôs das duas primeiras oportunidades de golo. Logo aos três minutos, Fajardo quase marcou quando desviou subtilmente de cabeça um livre da direita cobrado por Desmarets, obrigando Moreira a mostra bons reflexos.

Três minutos depois, o mesmo Fajardo aproveitou um mau alívio da defesa encarnada e rematou de primeira à baliza de Moreira, mas o forte remate foi interceptado a meio da viagem pela cabeça de Luisão

Foi, por isso, contra a corrente de jogo que o surgiu o primeiro golo do Benfica, aos 13 minutos.

Ruben Amorim ''rasgou'' a defesa vitoriana solicitando Urreta e o jovem uruguaio, muito rápido, foi derrubado em falta por Sereno. Na transformação da respectiva grande penalidade, Cardozo não perdoou.

O Vitória respondeu à passagem do minuto 20, com um bom remate de Douglas, depois de uma bonita triangulação com Carlitos, mas logo a seguir o Benfica aumentou o marcador com uma infeliz intervenção de Momha.

O auto-golo do defesa-esquerdo surgiu na sequência de uma jogada de envolvimento dos ''encarnados'': desmarcado por Léo na esquerda, Urreta centrou de primeira e Aimar amorteceu para Cardozo, cujo remate foi desviado para dentro da baliza de Nilson por Momha.

O Vitória de Guimarães tinha perdido o fulgor com que começou a partida e só aos 28 minutos voltaria a criar perigo, de novo na sequência de um livre cobrado da direita por Desmarets: a bola saiu, como sempre, tensa do pé esquerdo do francês mas Flávio Meireles, já na pequena área, cabeceou um tudo nada por alto.

Manuel Cajuda mexeria na equipa ainda na primeira parte, retirando Fajardo e lançando o reforço Jean Coral. Aos 44 minutos outro reforço, Douglas, deu um ar da sua graça com um bom remate de meia-distância que obrigou Moreira a empenhar-se para defender para canto.

Já na segunda parte, aos 51 minutos, Douglas não chegou por muito pouco a um grande centro de Andrezinho e, aos 58, respondendo a um canto de Desmarets, Flávio Meireles desviou ao primeiro poste, mas por cima.

Aos 68 minutos surgiu o golo dos vimaranenses. Andrezinho internou-se bem pela direita, cruzou e a bola foi cortada por Léo, com o braço, o que deu lugar à grande penalidade convertida por Moreno.

O jogo continuou com o Vitória a tentar o empate, mas quase sempre mais com o coração do que com a cabeça e com o Benfica a tentar rápidos contra-ataques, também sem grande sucesso.

O jogo endurecia, ganhando contornos de partida de campeonato e o facto dos árbitros serem mais condescendentes disciplinarmente nos jogos de preparação não ajuda a acalmar jogadores, treinadores e adeptos.

Aos 80 minutos, um grande remate de Luciano Amaral quase surpreendeu Moreira, mas o Benfica ripostou de imediato através de um cabeceamento de Nuno Gomes, por cimas, após cruzamento de Aimar.

O jogo chegaria ao fim com os da casa a carregar, mas sem efeitos práticos, valendo-lhes a consolação de Desmarets ter sido eleito melhor jogador do torneio.

Ficha do Jogo:

- Vitória Guimarães: Nilson; Andrezinho, Sereno, Moreno, Momha (Luciano Amaral, 46); Flávio Meireles (Wênio, 65), João Alves, Fajardo (Jean Coral, 35); Carlitos (Marquinho, 46) Desmarets, Douglas (Roberto, 58).

(Suplentes: Nuno Santos, Serginho, Luciano Amaral, Gregory, Danilo, Paulo Henrique, Wênio, Tiago Ronaldo, Diogo, Marquinho, Jean Coral, Roberto)

- Benfica: Moreira, Miguel Vítor, Luisão (Bynia), Sidnei, Léo; Ruben Amorim (Nélson, 69), Katsouranis, Carlos Martins (Felipe Bastos, 74), Urreta; Aimar e Cardozo (Nuno Gomes, 61).

(Suplentes: Quim, Moretto, Ed Carlos, Jorge Ribeiro, Nélson, Maxi Pereira, Bynia, Filipe Bastos, Nuno Assis, Yebda, Balboa, Makukula).

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?