loading

Covid-19: PM são-tomense diz que pandemia alterou as prioridades do programa do executivo

O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe reconheceu hoje que a pandemia da covid-19 «subverteu» as agendas do seu Governo, declarando que «todo o foco» é proteger a saúde das populações.

Covid-19: PM são-tomense diz que pandemia alterou as prioridades do programa do executivo

"É verdade que esta doença alterou as nossas vidas, subverteu as nossas agendas, as nossas prioridades, colocando-se no primeiro lugar e todas as nossas atenções, todas as nossas energias, todo o nosso foco está em proteger a saúde das nossas populações", disse o primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus.

O chefe do Governo falava no ato de lançamento, em Mesquita, a quatro quilómetros da capital, de uma campanha agrícola de longo prazo, estimada em 14 milhões de euros e que tem como objetivo prioritário incentivar a produção agropecuária para fazer face à covid-19.

"Alimentação é o primeiro remédio, a barriga não se mantém se o organismo não for alimentado. Por isso queremos garantir a soberania alimentar, queremos que haja fome zero no nosso país, na conjuntura atual", disse.

Na perspetiva do primeiro-ministro, combater o novo coronavírus passa pela diminuição da dependência do exterior com a importação de alimentos, "mobilizando os são-tomenses para que regressem à terra".

"Essa terra tem potencialidades para alimentar todos os seus filhos. Nos próximos tempos não sabemos o que nos espera, durante muito tempo fomos sendo alimentados na expetativa dos barcos que chegam e hoje tudo isso é uma incógnita", lamentou Jorge Bom Jesus.

Para além de fazer face ao impacto da pandemia do novo coronavírus, o programa pretende igualmente garantir a segurança alimentar e nutricional da população são-tomense.

"Precisamos agir agora, manter a produção e o fornecimento de alimentos à população", disse, por seu lado, o ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Francisco Ramos.

O governante considerou que é preciso evitar-se a crise alimentar, como consequência dos bloqueios aéreos e marítimos impostos pela covid-19.

"Devemos investir na produção local de alimentos, tratando agricultores, provedores de insumos agrícolas, trabalhadores rurais e distribuidores de alimentos como parte de um setor essencial, na linha da frente desta crise", sublinhou Francisco Ramos.

O Governo prometeu criar um crédito agrícola com juros bonificados aos agricultores e criadores de animais, garantindo ainda que vai utilizar terras abandonadas para redistribuição "aos jovens interessados em investir na produção local de alimentos".

São Tomé e Príncipe tem quatro casos positivos de infeção pelo novo coronavírus. Os infetados estão em quarentena, a serem seguidos por médicos nas suas respetivas residências e não manifestam sintomas da doença.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou quase 127 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 428 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Os Estados Unidos da América são o país com mais mortos (26.059) e mais casos de infeção confirmados (609.516) e, por regiões, a Europa somava hoje 85.272 mortos (mais de 1 milhão de casos) e África 874 mortos (16.285 casos).

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa quatro mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?