loading

Covid-19: Cinco novos doentes na Praia elevam total de Cabo Verde para 114 casos

O Ministério da Saúde de Cabo Verde anunciou hoje cinco novos casos de covid-19, todos no concelho da Praia, foco principal da doença no país, elevando o total nacional de infetados para 114, diagnosticados desde 19 de março.

Covid-19: Cinco novos doentes na Praia elevam total de Cabo Verde para 114 casos

Em comunicado, aquele ministério refere que, das 83 amostras analisadas pelo Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública, as cinco que deram resultado positivo para covid-19 referem-se ao concelho da Praia, ilha de Santiago.

Ainda para a capital cabo-verdiana, permanecem pendentes os resultados de duas amostras e as restantes foram negativas para covid-19.

O comunicado, assinado pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, refere ainda que todos os doentes positivos para covid-19 “estão em isolamento e vem evoluindo sem sintomas ou com sintomas ligeiros, até ao momento”.

Atualmente, há casos confirmados de covid-19 em cinco dos 22 concelhos do país, casos da Praia, Tarrafal e São Domingos (todos na ilha de Santiago), São Vicente e Boa Vista.

Cabo Verde conta agora 114 casos da covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (60), da Boa Vista (53) e de São Vicente (1). Um destes casos, um turista inglês de 62 anos – o primeiro diagnosticado com a doença no país, em 19 de março -, acabou por morrer na Boa Vista, enquanto outros dois doentes já foram dados como recuperados.

Só o concelho da Praia conta agora com 57 casos positivos de covid-19, e mais de 300 pessoas estão em isolamento, como medida preventiva, sobretudo "contactantes" com casos positivos.

Desde 18 de abril que está em vigor um segundo período de estado de emergência em Cabo Verde, mantendo-se suspensas as ligações interilhas e a obrigação geral de confinamento, além da proibição de voos internacionais.

A declaração do atual estado de emergência prevê para as ilhas da Boa Vista, Santiago e São Vicente, todas com casos de covid-19, que permaneça em vigor até às 24:00 de 02 de maio.

Nas restantes seis ilhas habitadas, sem casos diagnosticados da covid-19, a prorrogação do estado de emergência foi mais curta e terminou às 24:00 de 26 de abril.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou perto de 211 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 818 mil doentes foram considerados curados.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?