loading

Crónica: Vitória derrota Marítimo com golo vistoso de Marcus Edwards

O Vitória de Guimarães recebeu e venceu hoje o Marítimo por 1-0, com um golo de Marcus Edwards após lance individual, em jogo da 33.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol em que os vimaranenses foram superiores.

Crónica: Vitória derrota Marítimo com golo vistoso de Marcus Edwards

O extremo inglês, de 21 anos, decidiu o encontro aos 24 minutos, quando avançou pelo meio-campo insular, ultrapassou René Santos e Zainadine, este último com uma rotação, e apontou o seu sétimo golo no campeonato com um pontapé rasteiro, fora do alcance de Amir.

Já afastados do apuramento para a próxima edição da Liga Europa, os minhotos venceram o último jogo da temporada no Estádio D. Afonso Henriques e, com 49 pontos, garantiram praticamente o sétimo lugar no campeonato - o Moreirense, que é oitavo, com 43, precisa de igualar a pontuação vitoriana e recuperar uma diferença de 12 golos para subir à posição do vizinho.

O Marítimo, que somara 10 pontos nos últimos quatro jogos, sem qualquer golo sofrido, ocupa o 12.º lugar, com 38 pontos, com a manutenção já assegurada.

O guarda-redes Jhonatan, que partiu o braço esquerdo na época passada ao serviço do Moreirense e esteve quase sempre lesionado desde então, preparava-se para a estreia absoluta pelo Vitória de Guimarães, mas apresentou uma dor na coxa direita durante o aquecimento e cedeu o lugar a Douglas, guardião habitualmente titular, que cumpriu o 37.º jogo na presente temporada.

Com o treinador Ivo Vieira forçado a apresentar o mesmo ‘onze' das duas jornadas anteriores, a turma minhota dominou os 15 minutos iniciais de uma primeira parte aberta, entre duas equipas com disposição ofensiva, ainda que algo lenta, e criou perigo num cabeceamento ao lado de Ola John, aos 10, e num livre de Marcus Edwards, aos 15.

Os madeirenses reagiram graças às ações de Nanu na faixa direita e de Rodrigo Pinho no eixo do ataque, com o brasileiro a ameaçar o golo por duas vezes no minuto 22: rematou ligeiramente ao lado e, no canto subsequente, cabeceou a centímetros da trave.

A formação anfitriã ‘inaugurou o marcador' nessa fase de supremacia adversária, num lance marcado pela qualidade individual de Marcus Edwards, e o jogo prosseguiu dividido até ao intervalo, com oportunidades a surgirem para ambos os lados.

Os vitorianos tentaram dilatar o resultado por André André (29) e por Edwards (42) e os maritimistas quase empataram, quando Edgar Costa, isolado, rematou para defesa de Douglas (32) e René Santos, em boa posição, cabeceou ao lado (45+1).

Mais intenso após o regresso dos balneários, o Vitória subiu no terreno e instalou-se no meio-campo adversário, ‘empurrando' o Marítimo para a sua área e ameaçaram o segundo golo num remate de André André intercetado por Kerkez, ao minuto 52, num outro de Frederico Venâncio, à trave (56), e noutro de Dénis Poha, travado por Amir (58).

O treinador José Gomes respondeu ao ascendente vitoriano com uma tripla alteração, aos 61 minutos - Milson, Kibe e Getterson substituíram Vukovic, Edgar Costa e Xadas -, e os ‘verde-rubros' libertaram-se da pressão contrária nos minutos seguintes, mesmo sem criarem lances de perigo.

O encontro perdeu qualidade à medida que o jogo se aproximava do apito final, mas ainda houve tempo para duas bolas aos postes nos últimos instantes: Milson quase empatou num remate cruzado, aos 90+2 minutos, e Ouattara falhou o golo no último lance.

Programa da jornada

Sábado, 18 de Julho de 2020
Rio Ave - Santa Clara, 2 - 2
Famalicão - Boavista, 2 - 2

Domingo, 19 de Julho de 2020
BSAD - Gil Vicente, 1 - 0
V. Guimarães - Marítimo, 1 - 0

Segunda-feira, 20 de Julho de 2020
Paços Ferreira - Portimonense, 2 - 1
Tondela - Sp. Braga, 1 - 0
FC Porto - Moreirense, 6 - 1

Terça-feira, 21 de Julho de 2020
Sporting - V. Setúbal, 0 - 0
Desp. Aves - Benfica, 0 - 4

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?