loading

Covid-19: Governo timorense vai pedir ao Presidente nova extensão do estado de emergência

O Governo timorense deliberou hoje solicitar ao Presidente uma nova extensão por 30 dias do estado de emergência, em resposta à evolução no número de casos da covid-19.

Covid-19: Governo timorense vai pedir ao Presidente nova extensão do estado de emergência

Em comunicado, o executivo explicou que a deliberação, aprovada em Conselho de Ministros, tem em conta “a evolução preocupante da situação epidemiológica e a proliferação de casos registados de contágio da covid-19, tanto a nível regional, como a nível mundial”.

Pretende ainda “evitar e neutralizar os riscos de propagação do SARS-CoV-2, para assim proteger a saúde pública e a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde”.

O estado de exceção deverá implicar a manutenção das medidas atualmente em vigor, nomeadamente “a suspensão ou a restrição dos direitos de circulação internacional, de circulação e de fixação de residência e de resistência”.

A extensão, que vai ser agora considerada pelo Presidente, obrigará novamente a reuniões do Conselho de Estado e do Conselho Superior de Defesa e Segurança, antes de um debate no Parlamento Nacional.

Recorde-se que Timor-Leste, que está atualmente sem casos ativos da covid-19, está atualmente no quinto período de 30 dias de estado de emergência, que termina no início de outubro.

Desde o início da pandemia Timor-Leste registou um total de 27 casos confirmados, já todos recuperados, estando atualmente 680 pessoas em quarentena e 174 em confinamento, em casa.

Já foram realizados 6783 testes, estando 130 pessoas ainda à espera de conhecer os resultados.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?