loading

I Liga: FC Porto e Benfica defrontam-se no Dragão, líder Sporting recebe Rio Ave

FC Porto e Benfica, empatados imediatamente atrás do líder Sporting, defrontam-se hoje no primeiro ‘clássico’ de 2021, enquanto a equipa ‘leonina’ recebe o Rio Ave, na 14.ª jornada da I Liga de futebol.

I Liga: FC Porto e Benfica defrontam-se no Dragão, líder Sporting recebe Rio Ave

Depois do embate na Supertaça (vitória por 2-0 para os campeões nacionais), ‘dragões’ e ‘encarnados’ encontram-se pela segunda vez esta temporada, desta vez com o objetivo de não ficar mais longe do primeiro lugar.

O FC Porto atravessa a melhor fase da época, com 10 vitórias consecutivas em todas as competições, e pode fazer história se conseguir bater os ‘encarnados’. Caso isso suceda, será o quinto triunfo consecutivo frente ao Benfica, algo que nenhuma das formações alcançou no ‘clássico’, em quase 90 anos de história.

Empatados na tabela, com 31 pontos, a quatro do Sporting, a pressão parece estar do lado da equipa de Jorge Jesus, devido ao recente desaire na Supertaça, mas também por causa do nível exibicional demonstrado esta temporada, bem longe do prometido pelo técnico ‘encarnado’.

Além daqueles fatores, a história também parece não ajudar o Benfica, já que venceu na casa do FC Porto apenas quatro vezes nos últimos 30 anos, uma delas com Jorge Jesus, em 2014/15 (vitória por 2-0).

O ‘clássico’ está agendado para as 21:00 e, nessa altura, FC Porto e Benfica já poderão estar a sete pontos da liderança, uma vez que, horas antes (18:30), o Sporting recebe em Alvalade o Rio Ave, no jogo que arranca a ronda.

A equipa de Rúben Amorim, que não pode contar com Luís Neto, Nuno Mendes e Sporar, por terem testado positivo ao novo coronavírus, continua invicta na I Liga (11 vitórias e dois empates), mas durante a semana sofreu a primeira derrota em provas nacionais, segunda em toda a temporada, ao ser eliminada pelo Marítimo (2-0), na Madeira, nos oitavos de final da Taça de Portugal.

A formação de Vila Conde, que também ficou de fora da Taça, com uma derrota caseira perante o Estoril Praia (2-1), líder da II Liga, saiu vitoriosa das últimas duas vezes que esteve em Alvalade, primeiro com um triunfo no campeonato (3-2) e depois na Taça da Liga (2-1), na época passada.

Programa da jornada

Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021
Sporting - Rio Ave, 1 - 1
FC Porto - Benfica, 1 - 1

Sábado, 16 de Janeiro de 2021
Paços Ferreira - Sp. Braga, 2 - 0
Tondela - Boavista, 3 - 1

Domingo, 17 de Janeiro de 2021
Nacional - Moreirense, 0 - 1
Santa Clara - Famalicão, 1 - 2
Gil Vicente - Marítimo, 0 - 1

Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021
Portimonense - BSAD, 1 - 0

Quarta-feira, 17 de Fevereiro de 2021
V. Guimarães - Farense, 2 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?