loading

Covid-19: Cabo Verde com 50 infetados e dois mortos em 24 horas

As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 50 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, e dois mortos, elevando para 17.871 o total de casos desde o início da pandemia, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

Covid-19: Cabo Verde com 50 infetados e dois mortos em 24 horas

Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 576 amostras desde sábado, com o concelho da Praia, capital do país, a confirmar mais 21 infetados (em 256 amostras) com o vírus que provoca a covid-19, e uma morte por complicações associadas à doença, contando agora com 648 casos ativos.

Ainda na ilha de Santiago foram confirmados casos do novo coronavírus nos concelhos de São Miguel (um), Tarrafal (um), São Salvador do Mundo (um) e Ribeira Grande (um), neste caso também com um óbito desde sábado.

Cabo Verde registou um recorde de 191 novos infetados em todo o arquipélago na quarta-feira, o maior número desde o início da pandemia em Cabo Verde, muito acima do máximo anterior de 159 casos, em 11 de outubro de 2020.

Devido ao aumento do número de casos na última semana, sobretudo na Praia, o Governo cabo-verdiano anunciou um reforço da fiscalização do cumprimento das medidas de prevenção para travar a transmissão da covid-19, nomeadamente de aglomerações nas praias, festas privadas e uso de máscaras.

Ainda segundo os dados de hoje do Ministério da Saúde, na ilha do Sal, novo foco da pandemia no arquipélago, foram confirmados mais 15 infetados (em 105 amostras) nas últimas 24 horas, passando a 245 casos ativos.

Foram ainda registados casos de covid-19 nas ilhas de São Vicente (oito) e São Nicolau (dois).

Nas últimas 24 horas foram dados como recuperados da doença 37 infetados, subindo para 173 o acumulado de óbitos por complicações associadas à covid-19 e cinco por causas externas.

Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 17.871 casos do novo coronavírus, desde 19 de março de 2020 (quando foi diagnosticado o primeiro infetado no arquipélago), distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas, segundo os dados do Ministério da Saúde.

O arquipélago regista hoje 1.205 casos ativos de infeção e soma 16.480 considerados recuperados, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.847.182 mortos no mundo, resultantes de mais de 130,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?