loading

I Liga (balanço): Segunda volta bem abaixo da primeira ‘tira’ Vitória da Europa

O Vitória de Guimarães falhou o apuramento para as provas europeias após uma segunda volta como a segunda pior equipa entre as 18 da I Liga portuguesa de futebol, tendo caído do sexto para o sétimo lugar final.

I Liga (balanço): Segunda volta bem abaixo da primeira ‘tira’ Vitória da Europa

Depois de uma primeira volta concluída na sexta posição, com 31 pontos, mais nove do que o sétimo, Santa Clara, os minhotos acumularam 12 na segunda metade, superando apenas o Nacional (sete), e terminaram o campeonato a três pontos dos açorianos, que ‘carimbaram' o seu primeiro apuramento europeu.

Os vimaranenses falharam o objetivo numa época em que bateram o recorde de derrotas em casa (nove) e tiveram quatro treinadores, a começar por Tiago Mendes, que interrompeu a primeira experiência no escalão maior do futebol português quando pediu a demissão ao fim de três jornadas, em 09 de outubro, com a equipa no 10.º lugar, com quatro pontos.

O sucessor, João Henriques, participou na subida de ‘produção' verificada até ao final da primeira volta, com a equipa a somar 27 pontos nos 13 jogos que se seguiram e a ‘virar' o campeonato no sexto lugar, com nove pontos de vantagem para o sétimo classificado, o Santa Clara.

O Vitória de Guimarães terminou ainda a primeira volta sem qualquer derrota fora de casa, fruto de cinco vitórias e três empates, algo inédito em 76 épocas a competir no escalão principal.

O rendimento minhoto decaiu mal começou a segunda volta, com uma vitória, um empate e seis derrotas entre a 18.ª e a 25.ª rondas a ditarem a troca de João Henriques por Bino Maçães, treinador que orientava a equipa B no Campeonato de Portugal.

Sob o comando do terceiro técnico da temporada, o Vitória mudou de um sistema tático 4x3x3 para um 3x4x3, somou sete pontos em sete jogos e viu o Santa Clara reduzir a desvantagem na luta pelo sexto lugar para dois pontos, após a derrota caseira com o Famalicão, por 2-1, e a subsequente saída de Bino Maçães.

Com Moreno a quarto treinador da época, também recrutado à equipa B, os vitorianos empataram na Madeira, com o Marítimo (0-0), completando uma segunda volta sem qualquer triunfo fora, e perderam na receção ao Benfica (3-1), tendo sido ultrapassados na ‘linha de meta' pelos açorianos, que venceram os três últimos jogos.

Após um começo em que Bruno Varela se destacou na baliza, garantindo pontos com algumas defesas, o extremo Rochinha evidenciou-se ao longo da prova com seis golos e seis assistências, e o ponta de lança Oscar Estupiñán, recrutado à equipa B, foi o melhor marcador, com oito golos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?