loading

I Liga (balanço): Belenenses SAD tranquilo com segunda volta de bom nível

Uma segunda volta de bom nível culminou na tranquilidade classificativa do Belenenses SAD na I Liga portuguesa de futebol, pois assegurou a manutenção com duas rondas por disputar e ainda ‘sonhou’ com o sexto lugar.

I Liga (balanço): Belenenses SAD tranquilo com segunda volta de bom nível

No final da primeira volta, os lisboetas ocupavam o 13.ª posto, com 16 pontos, apenas mais dois do que as equipas nos lugares de despromoção, mas logrou finalizar em 10.º, com 40, tendo inclusive lutado por um lugar europeu até à penúltima jornada, suplantando os 35 pontos e a 15.ª posição com que terminou a temporada anterior.

Esta melhoria deveu-se, sobretudo, ao maior acerto com a baliza contrária, apesar de os ‘azuis’ registarem o pior ataque da prova, igualado com o Rio Ave, mas Cassierra apareceu em momento oportuno para somar 10 golos, entre os 25 apontados.

Em contrapartida, o setor defensivo foi sempre consistente, sendo o quinto menos batido, com 35 tentos sofridos, fruto das sólidas exibições de Kritciuk, na baliza, dos centrais Henrique, Cafú Phete e Tomás Ribeiro e dos laterais Tiago Esgaio e Rúben Lima.

Um misto de experiência com (muita) juventude foi a base, numa forte aposta na equipa de sub-23, face ao plantel curto à disposição de Petit, que ocupa o cargo desde janeiro de 2020 e já confirmou a sua continuidade para a temporada seguinte.

Entre os jovens, evidenciaram-se Tomás Ribeiro e os médios Sithole e Afonso Sousa, sustentados por atletas experientes como Kritciuk, Henrique, Rúben Lima ou o avançado Silvestre Varela, que emparelhou com Miguel Cardoso no apoio a Cassierra.

Após um início prometedor em Guimarães, a equipa lisboeta ‘descarrilou’ e somou sete jogos sem vencer (cinco empates e duas derrotas), mas ‘sacou’ uma importante vitória na receção ao Sporting de Braga, por 2-1, que foi um ‘oásis’ no meio do ‘deserto’, pois seguiu-se nova série negativa de cinco encontros, com quatro desaires.

O ‘rei’ dos empates da I Liga, com 13, a par de Moreirense e Rio Ave, ‘arrancou’ a segunda volta com uma vitória intercalada entre outras quatro igualdades, naquele que foi o maior período sem que o Belenenses SAD conhecesse o ‘sabor’ da derrota.

Um ponto em Braga e outro em Alvalade e três triunfos caseiros seguidos permitiram ‘mirar’ outros objetivos, mas as derrotas com Paços de Ferreira e Santa Clara impediram esse feito, para uma despedida com o pior desaire da temporada (0-4), no reduto do FC Porto.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?