loading

Taça de Portugal: Benfica procura do 84.º título, Sporting de Braga o sexto

O Benfica procura no domingo reforçar a liderança do ‘ranking’ português de troféus no futebol, adicionando o 85.º, enquanto o Sporting de Braga vai tentar conquistar o seu sexto ‘caneco’.

Taça de Portugal: Benfica procura do 84.º título, Sporting de Braga o sexto

Para já, estão ambos em ‘branco’ em 2020/21, após a vitória do FC Porto na Supertaça Cândido de Oliveira, sobre o Benfica, e do Sporting na Taça da Liga, numa final com o Sporting de Braga, e na I Liga, num cetro assegurado a duas rondas do fim.

Em Coimbra, estará em jogo o quarto e último troféu da atua época futebolística nacional, na final da Taça de Portugal, prova que os ‘encarnados’ já conquistaram em 26 ocasiões, para apenas duas dos ‘arsenalistas’.

Curiosamente, e sendo a 38.ª final do Benfica e a sétima do Sporting de Braga, será a primeira entre os dois conjuntos, que apenas se defrontaram em eliminatórias, numa total de 10, com cinco apuramentos para cada lado.

Os ‘encarnados’ são a equipa que mais vezes venceu a Taça de Portugal e também lideram destacados o ‘ranking’ de triunfos na I Liga (37) e na Taça da Liga (sete).

Nestas duas provas, os bracarenses têm trajetos muito distintos, pois nunca se sagraram campeões nacionais, mas já ganharam a mais jovem das competições, a Taça da Liga, e em duas ocasiões, em 2012/13 e 2019/20.

Além dos dois troféus na Taça de Portugal e de outros tantos na Taça da Liga, o Sporting de Braga apenas tem mais um ‘caneco’ no currículo, a Taça Intertoto, prova que arrebatou em 2008, sob o comando de Jorge Jesus.

Os ‘arsenalistas’ foram declarados vencedor da prova porque, na época 2008/09, conseguiram chegar mais longe na Taça UEFA – aos oitavos de final - do que as restantes 10 equipas finalistas da Taça Intertoto.

Quanto ao Benfica, conta, internamente, mais 11 conquistas, nomeadamente oito edições da Supertaça Cândido de Oliveira e três do extinto Campeonato de Portugal, provas que os minhotos nunca arrebataram.

Além das provas nacionais, o Benfica ostenta três provas internacionais, incluindo as duas ‘meninas dos seus olhos’, as duas ‘orelhudas’, os troféus correspondentes às vitórias na Taça dos Campeões Europeus de 1960/61 e 1961/62.

No Museu do Benfica, está também, em grande destaque, a Taça Latina, prova antecessora da Taça dos Campeões que os ‘encarnados’ arrebataram em 1950, mas que não conta para o total de títulos, por não ser reconhecida pela FIFA.

Nas contas entre os ‘grandes’, o Benfica, que arrebatou o seu último troféu a abrir a época passada, com um 5-0 ao Sporting na Supertaça Cândido de Oliveira, tem mais quatro ‘canecos’ do que o FC Porto e 31 em relação ao Sporting.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?