loading

Adeptos do Estrela marcam regresso do público aos estádios de Portugal continental

Os adeptos do Estrela da Amadora, de regresso este ano aos escalões profissionais, marcam hoje o regresso do público às bancadas dos recintos desportivos em Portugal continental, um fator que “já fazia falta ao futebol”.

Adeptos do Estrela marcam regresso do público aos estádios de Portugal continental

A equipa da Reboleira, da II Liga, recebe hoje o Penafiel, do mesmo campeonato, em encontro da segunda fase da Taça da Liga de futebo, sendo o primeiro jogo do dia decretado pelo Governo para a reabertura dos estádios de futebol, o regresso após cerca de um ano e quatro meses ‘fechados’ devido à pandemia de covid-19.

“Já fazia falta ao futebol em si. Futebol sem adeptos não é futebol. Convém ter adeptos, mesmo para os próprios jogadores e para o ânimo das equipas, para estas equipas mais de baixo terem andamento com outras equipas de cima e fazer sempre frente, ter essa possibilidade”, afirmou Bruno Paulo, de 34 anos, à agência Lusa.

Sócio desde 2011, na altura da refundação do Estrela da Amadora, cerca de dois anos depois da descida administrativa da I Liga e da breve extinção, Bruno Paulo acredita que a presença de público dá um “incentivo maior à equipa” do Estrela da Amadora, que “vai precisar de muita força”, tendo convicção de que servirá de “12.º jogador”.

“O público vai estar sempre presente. Esta equipa tem muitos adeptos a apoiá-la e vai ter sempre muitos adeptos à volta deles”, assegurou, confiando numa “boa época, dentro das possibilidades” da equipa amadorense.

O Estrela da Amadora abriu as bancadas Superior Sul, Central Poente, Superior Norte e VIP, com duas cadeiras ‘proibidas’ de intervalo entre as permitidas, de forma a cumprir com a proporção exigida de 33% de lotação, embora o estádio não tenha esgotado.

Para o acesso ser válido, cada adepto teve de apresentar o certificado de vacinação completa, um teste PCR com resultado negativo até 72 horas antes do jogo ou um teste antigénio negativo e com respetivo certificado até 48 horas antes da partida.

Para além disso, a temperatura corporal teria de ser inferior a 38º, acrescentando-se a obrigação da utilização de máscara e da manutenção do distanciamento físico entre os espetadores, enquanto o processo de venda decorreu entre sábado e domingo, com alguns adeptos a deslocarem-se à bilheteira antes do início para comprar o ingresso.

Na fila dos bilhetes, estava António Duarte, de 68 anos e sócio há 40, que está, “em parte”, de acordo com as regras impostas para o regresso dos adeptos se efetivar, mas realçou a necessidade do cumprimento dessas medidas, para que os jogadores continuem a sentir “a pressão e o espetáculo”, bem como “a alegria da gente”.

“[O público vai continuar a ir ao estádio] Se se portar bem, mas não acredito. Até ao primeiro golo, fica tudo bem. Depois, é aquela emoção e vai perder-se um bocadinho”, expressou, mantendo a mesma confiança numa boa época, a ‘sonhar’ com a I Liga.

António Duarte pediu ainda “uma boa postura” a jogadores e equipa técnica dos ‘tricolores’, considerando que têm “equipa para subir”, se existir o “máximo de empenho e que tenham amor à camisola”.

As competições profissionais vão ter até 33% da lotação dos estádios nesta primeira fase, devido à pandemia de covid-19, mas a expectativa do presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, é chegar em breve aos 100%.

Os eventos desportivos vão poder contar com adeptos nas bancadas a partir de hoje, desde que sejam respeitadas as regras da Direção-Geral da Saúde (DGS), derivadas da pandemia de covid-19, anunciou na quinta-feira o primeiro-ministro, António Costa.

“[Vamos] permitir que os eventos desportivos passem a ter público de acordo com a regra especificamente definida pela Direção-Geral de Saúde”, afirmou o governante em conferência de imprensa, no final da reunião do Conselho de Ministros que definiu as medidas para a reabertura do país.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?