loading

QF Europeu Sub-17: Portugal, já apurado, perde com Ucrânia no apuramento

A seleção portuguesa de futebol de sub-17 perdeu hoje com a congénere da Ucrânia, por 3-2, no Estádio Algarve, terminando o primeiro torneio de apuramento para o Europeu do escalão no segundo lugar.

QF Europeu Sub-17: Portugal, já apurado, perde com Ucrânia no apuramento

A equipa das ‘quinas’, que já tinha assegurado a passagem à ronda de elite após vitórias nos dois jogos anteriores, falhou o objetivo de fazer o pleno no Grupo 11, deixando fugir duas vantagens na partida e permitindo a reviravolta final do adversário.

João Gonçalves, aos 13 minutos (grande penalidade), e José Rodrigues (57) marcaram para Portugal, enquanto Oleksiy Gusiev (43), Mykyta Dzen (61) e Dmytro Kremchanin (81) assinaram os tentos da Ucrânia.

Portugal fechou o Grupo 11 no segundo lugar, com seis pontos, os mesmos da líder Ucrânia – ambos apurados para a ronda de elite –, seguindo-se os eliminados País de Gales, com quatro, e Cazaquistão, com um ponto.

O conforto da qualificação retirou ambição à seleção portuguesa, que se mostrou vários ‘furos’ abaixo das duas exibições anteriores, apesar de ter chegado à vantagem, aos 13 minutos, numa grande penalidade convertida por João Gonçalves.

Algumas das qualidades evidenciadas pelos portugueses nas vitórias sobre Cazaquistão e País de Gales, como a mobilidade e a velocidade nas alas, estiveram ausentes na primeira parte, com Portugal e Ucrânia a abusarem de um jogo ‘mastigado’.

Os ucranianos conseguiram chegar à igualdade no fecho do primeiro tempo (43): após canto, Andrii Matkevych atirou à barra e, na pequena área, após alguma confusão, Gusiev ‘empurrou’ na recarga para golo.

José Lima, descontente com o rumo do jogo, fez três substituições ao intervalo e Portugal registou ligeiras melhorias.

Depois de nova ameaça ucraniana, aos 52, quando Matkevych atirou ao poste na marcação de um livre direto, Portugal voltou a colocar-se na frente do marcador numa jogada de suplentes: José Rodrigues encostou para golo após assistência de João Veloso (57).

Pouco depois, aos 61, a Ucrânia voltou a empatar, com um ‘chapéu’ de Mykyta Dzen de fora da área, aproveitando o adiantamento de Diogo Fernandes.

Na fase final da partida, Portugal procurou a vitória – José Rodrigues viu um remate perigoso ser travado pelo guardião Kravets (80) –, mas seriam os ucranianos a selar o triunfo, com golo de Dmytro Kremchanin, celebrando bastante após o apito final.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?