loading

Crónica: Solidez defensiva e eficácia de Pote colocam Sporting nos 'oitavos' da Champions

O Sporting venceu hoje o Borussia Dortmund, por 3-1, no Grupo C da Liga dos Campeões de futebol, graças à solidez da sua defesa e à eficácia de Pedro Gonçalves, qualificando-se para os oitavos de final.

Crónica: Solidez defensiva e eficácia de Pote colocam Sporting nos 'oitavos' da Champions

Pedro Gonçalves (30 e 39 minutos) e Pedro Porro (81) marcaram para o Sporting, e Malen (90+3) reduziu para os alemães, que ficaram a três pontos dos ‘leões’, que têm vantagem no confronto direto.

A chave do jogo esteve nos dois golos de Pedro Gonçalves na primeira parte, período em que o Sporting sentiu grandes dificuldades para ter a bola e controlar jogo, embora mantendo sempre a coesão e a solidez defensivas que não permitiram que os alemães criassem uma oportunidade flagrante de golo até ao intervalo.

O primeiro momento crucial aconteceu ao minuto 30, quando o meédio, beneficiando de um erro crasso do lateral esquerdo Nico Schulz (que substituiu à última hora o português Raphael Guerreiro), o qual, ao procurar dominar uma bola longa, deixou a bola fugir para o goleador do Sporting, que, na cara do guarda-redes Gregor Kobel, não falhou.

Até esse momento, o Sporting tinha sentido grandes dificuldades na primeira fase de construção de jogo e de pressão dos alemães, e para ter bola e geri-la, perdendo-a depressa, o que permitiu sempre ao Borussia controlar o jogo, mas sem capacidade de ‘ferir’ no último terço do campo.

A equipa de Rúben Amorim mostrou-se sólida defensivamente, ainda que os alemães, para quem o empate seria um resultado positivo num encontro em que não tiveram jogadores como Rapael Guerreiro, Torghen Hazard, Haaland e Hummels, também nunca foram intensos nem agressivos com a bola, limitando-se a geri-la.

O segundo momento decisivo do jogo surgiu aos 39 minutos, quando Pedro Gonçalves de fora da área, atirou um ‘míssil’ à baliza germânica, que só parou no fundo das redes, numa jogada de contra-ataue iniciada por Matheus Nunes e que passou por Paulinho e Matheus Reis, antes de um ressalto deixar a bola para uma execução soberba do médio.

O Sporting revelou uma eficácia tremenda e chegou ao intervalo a vencer por um resultado impensável em função da sua produção até aí.

Ora, a perder por 2-0, resultado que os tirava da Liga dos Campeões, os alemães viram-se obrigados a ‘entrar com tudo’ para a segunda parte, a ter de arriscar, de meter mais unidades no processo ofensivo e a abrir mais espaços nas costas da sua defesa.

Logo aos 48 minutos, Sarabia e Pote, num contra-ataque, com muito espaço, podiam ter dado o ‘xeque-mate’ nos alemães, que aumentaram muito o ritmo e a intensidade do jogo, obrigando o Sporting e defender com as linhas mais juntas e a baixar no terreno, expondo-se a uma bola parada, a um ressalto, mas mantendo sempre a mesma solidez da primeira parte.

No primeiro quarto de hora, tanto podia ter acontecido o primeiro golo dos alemães, que estavam a sujeitar a defesa ‘leonina’ a forte pressão, como o terceiro golo do Sporting, perante a exposição a que o Borussia se sujeitou.

Aos 61 minutos, Adán susteve, à segunda, um remate perigoso de Bellingham e no minuto seguinte Pedro Gonçalves falhou o 3-0, porque o remate, com o seu pior pé, o esquerdo, saiu fraco, em boa posição na área germânica.

Aos 67 minutos, o técnico alemão Marco Rose decidiu apostar tudo nas entradas de Dahoud, Zagadou e Tigges, para as saídas de Witsel, Reinier e Pongracic, forçando Rúben Amorim a equilibrar mais a equipa com as entradas de Ricardo Esgaio, que foi uma alteração direta, para o lugar de Matheus Reis, e de Nuno Santos, sacrificando o espanhol Sarabia.

No entanto, oito minutos depois o plano de Rose foi quase por ‘água abaixo’, numa confusão entre os jogadores das suas equipas, cuja consequência foi a expulsão de Emre Can, que tinha entrado ao intervalo, deixando o Dortmund reduzido a dez unidades numa altura crítica do jogo.

O Sporting aproveitou para, em novo lance de contra-ataque, ‘arrancar’ um penálti, por falta sobre Paulinho, só marcada por intervenção do videoárbitro, que Porro finalizou em recarga ao remate de Pote, defendido pelo guarda-redes alemão.

Com 3-0 e em superioridade numérica, o Sporting ainda apanhou um pequeno susto aos 90+3 minutos, quando o Dortmund reduziu para 3-1, pelo avançado holandês Donnyel Malen, mas segurou a preciosa vantagem de dois golos que o coloca diretamente nos oitavos de final da competição.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?