loading

Belenenses SAD sem casos positivos já prepara receção ao Estoril Praia

O Belenenses SAD não apresentou resultados positivos nos testes PCR ao vírus SARS-CoV-2 realizados na quinta-feira, confirmou hoje à agência Lusa fonte oficial do conjunto da I Liga portuguesa de futebol.

Belenenses SAD sem casos positivos já prepara receção ao Estoril Praia

A equipa lisboeta recebe o Estoril Praia no domingo, às 15:30, no Estádio Nacional, em Oeiras, com o encontro a realizar-se nessa data, após reuniões encetadas entre os dois clubes, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e o pneumologista Filipe Froes.

Os ‘azuis’ tinham 19 casos com a nova variante Ómicron, sendo que os infetados tiveram de cumprir 10 dias de isolamento, após os quais saíram automaticamente. Os primeiros 14 elementos puderam regressar na quinta-feira ao Estádio Nacional, onde foi efetuada a primeira sessão de treino coletivo, após a deteção do surto no plantel.

Os restantes elementos, entre os quais se encontram 29 jogadores, cumprem apenas hoje o último dia do isolamento profilático de 14 dias decretado pelas autoridades de saúde, podendo regressar aos treinos no sábado, na véspera do encontro de domingo.

Os ‘azuis’ manifestam ainda alguma preocupação com o estado físico e, sobretudo, cardíaco dos futebolistas, e irão efetuar eletrocardiogramas ainda antes da partida, para despistar qualquer problema de saúde causado pela doença covid-19.

O Belenenses SAD é 18.º e último na I Liga de futebol, com oito pontos, mas menos um encontro, enquanto o Estoril Praia ocupa a quinta posição da tabela, com 21. O árbitro do jogo, no Estádio Nacional, às 15:30, será Hélder Malheiro, da associação de Lisboa.

Devido ao surto do coronavírus SARS-CoV-2 que atingiu jogadores, treinadores e elementos da estrutura do clube, o Belenenses SAD apresentou-se com nove jogadores no jogo com o Benfica, da 12.ª jornada da I Liga, em 27 de novembro.

O encontro foi suspenso no início da segunda parte, aos 48 minutos, depois de os ‘azuis’ terem ficado sem o número mínimo de futebolistas legalmente exigido para o desenrolar de um jogo (sete), quando o Benfica vencia por 7-0.

A LPFP sustentou a realização do jogo com a ausência de um pedido formal de adiamento, tendo reunido a direção de emergência e avançado com uma participação para o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que instaurou um processo com “natureza urgente”, para apurar responsabilidades.

O Belenenses SAD pediu a repetição do encontro, com base no Regulamento de Competições, segundo o qual “quando o jogo tiver sido dado por findo pelo árbitro antes do termo do seu tempo regulamentar, o resultado que o mesmo registe não será homologado, sendo designado novo jogo pela LPFP, salvo nos casos expressamente previstos nos regulamentos”.

A covid-19 provocou pelo menos 5.286.793 mortes em todo o mundo, entre mais de 267,88 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.626 pessoas e foram contabilizados 1.185.036 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como “preocupante” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 57 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?