loading

Crónica: FC Porto isolado na liderança graças a uma heroica reviravolta

O FC Porto isolou-se hoje na liderança da I Liga de futebol, com uma heroica reviravolta no reduto do Estoril Praia, por 3-2, capitalizada aos 90 minutos por Francisco Conceição, mas muito graças ao endiabrado Luis Díaz.

Crónica: FC Porto isolado na liderança graças a uma heroica reviravolta

Na 17.ª e última jornada da primeira volta, o Estoril Praia marcou na primeira parte, com tentos de Arthur (38) e de André Franco (43), de penálti, mas o FC Porto resgatou o triunfo na segunda parte, por Taremi (49), Luis Díaz (84) e Francisco Conceição (89).

Esta vitória ‘arrancada a ferros’ deixa os ‘dragões’ na liderança isolada do campeonato, com 47 pontos, beneficiando do desaire do Sporting, enquanto o Estoril Praia tem agora o quinto lugar, com 25 pontos, ameaçado pelos perseguidores na classificação.

Assolados por um surto de covid-19 nos últimos dias, o ‘onze’ inicial do Estoril Praia era uma incógnita, mas, afinal de contas, não se apresentou muito desfalcado, com as alterações a surgirem sobretudo na defesa, com as entradas do guarda-redes Thiago Silva, do lateral direito Soria, do central Vital e do lateral esquerdo Racine Coly, para os lugares de Dani Figueira, David Bruno, Patrick William e Joãozinho, respetivamente.

Rosier e Chiquinho também figuraram no ‘onze’, em vez de Francisco Geraldes e Rui Fonte, em comparação ao desaire com o Moreirense (1-0), enquanto o FC Porto meteu Corona e Wendell nas laterais, face à lesão de João Mário e à ausência de Zaidu, na seleção, com Luis Díaz e Evanilson a regressarem também às opções dos portistas.

A pressão alta exercida pelos ‘dragões’ marcou os minutos iniciais, criando dificuldades ao guardião Thiago Silva, que viu Evanilson quase a ‘roubar-lhe’ a bola aos 13, em zona de perigo, e entregou a Luis Díaz, aos 16, num lance em que Taremi rematou ao lado.

Numa jogada de insistência dos portistas, Luis Díaz atirou para defesa apertada de Thiago Silva, pouco antes de um contra-ataque letal dos caseiros que só parou dentro da baliza, mas com fora de jogo de Bruno Lourenço durante a jogada, aos 31 minutos.

Ficou o aviso, na primeira aproximação do Estoril Praia à baliza de Diogo Costa, que se consumou aos 38, por intermédio de Arthur, a beneficiar de um desvio em Mbemba para bater Diogo Costa com um arco de belo efeito, após um corte falhado de Corona.

Se o resultado já era surpreendente, mais ficou aos 43, quando André Franco ampliou a vantagem, da marca dos 11 metros, com muita tranquilidade, num castigo máximo originado por uma falta de Wendell sobre Chiquinho, a finalizar o primeiro período.

Os ‘dragões’ não perderam tempo e reduziram logo no início da segunda parte, aos 49, por Taremi, na recarga a um primeiro remate de Evanilson, que obrigou a equipa da Linha a fechar-se mais para impedir a inevitável propensão ofensiva dos nortenhos, que viram, aos 53, Thiago Silva voltar a defender, com os pés, um remate de Taremi.

O guarda-redes brasileiro da equipa de Bruno Pinheiro voltaria a ser protagonista aos 60, com uma soberba defesa, auxiliado pela trave, a um livre direto de Vítor Ferreira, mas foi o Estoril Praia que marcou de novo, mas com infração atacante de Gamboa.

Aos 72, foi a vez de Otávio ver Thiago Silva levar outra vez a melhor, mas, aos 84, nada pôde fazer para travar a igualdade, com Luis Díaz a aparecer-lhe na ‘cara’, assistido por Taremi, que galvanizou os visitantes em busca do triunfo nos derradeiros minutos.

Quase no minuto 90, o recém-entrado Francisco Conceição virou ‘herói’ e capitalizou a reviravolta, com um passe decisivo do sempre endiabrado Luis Díaz, que acabou por isolar, com sofrimento, o FC Porto na liderança da I Liga, no final da primeira volta.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?