loading

Síntese: Man City 'arrasa' Sporting, Mbappé 'castiga' Real Madrid na Liga dos Campeões

O Sporting foi hoje ‘arrasado’ pelo Manchester City, que goleou em Alvalade por 5-0, num primeiro dia dos ‘oitavos’ da Liga dos Campeões em futebol em que o parisiense Mbappé ‘castigou’ o Real Madrid na última jogada (1-0).

Síntese: Man City 'arrasa' Sporting, Mbappé 'castiga' Real Madrid na Liga dos Campeões

Na segunda presença nesta fase da competição, os ‘leões’ reviveram o ‘pesadelo’ de 2008/09, quando perderam pelo mesmo resultado - o mais pesado em casa dos ‘verde e brancos’ nas taças europeias - na receção ao Bayern Munique.

Na prática, o Sporting está fora da ‘Champions’, sendo que a missão, para a segunda mão, no Etihad, será que não haja nova repetição do que aconteceu há 13 anos – então, seguiu-se um 1-7 em Munique, para um 1-12 que é recorde da história da prova.

O internacional português Bernardo Silva foi a figura do encontro, ao marcar dois golos, aos 17 minutos, aproveitando uma bola que sobrou na área, após um canto, e aos 44, depois de uma assistência de Raheem Sterling. Ainda marcou um terceiro, aos 50, de cabeça, que foi anulado por fora de jogo.

A formação líder da Premier League marcou logo aos sete minutos, pelo argelino Riyad Mahrez, numa jogada em que muitos jogadores pararam, ‘imaginando’ um fora de jogo do belga Kevin De Bruyne, que fez a assistência. Ele próprio duvidou.

Entre os dois golos de Bernardo Silva, marcou Phil Foden, aos 32 minutos, assistido por Mahrez, para, na segunda parte, Sterling sentenciar o resultado, aos 58, com um ‘tiro’ de fora da área, que fez a bola entrar junto ao ângulo superior esquerdo.

Até ao final, o Manchester City esteve sempre mais perto do sexto do que o Sporting do primeiro, mas o resultado não se alterou, merecendo destaque o comportamento dos adeptos ‘leoninos’, num intenso apoio à equipa.

Na equipa inglesa, e além de Bernardo Silva, que foi substituído aos 85 minutos, também foram titulares os igualmente internacionais lusos e ex-benfiquistas Rúben Dias e João Cancelo, ambos utilizados todo o jogo.

Se em Alvalade o jogo foi muito desequilibrado, na capital francesa, no embate entre o Paris Saint-Germain e o Real Madrid, o equilíbrio manteve-se – no resultado – até aos últimos instantes, quando Mbappé tirou um ‘coelho da cartola’.

Aos 90+4 minutos, Mbappé recebeu um passe de calcanhar de Neymar – entrou aos 73 minutos, para substituir Di María, para o primeiro encontro desde 28 de novembro de 2021 –, furou por entre Militão e Lucas Vázquez e atirou por entre as pernas de Courtois.

O guarda-redes belga, que se tinha ‘agigantado’ aos 62 minutos, parando um penálti de Lionel Messi, não conseguiu, no último ‘suspiro’, segurar o ‘nulo’, num golo que fez só um pouco de justiça, tal a enorme superioridade dos parisienses.

Num embate em que o guarda-redes Gianluigi Donnarumma não fez um mero esboço de uma defesa, viveu-se um ‘monólogo’ ofensivo do PSG, com o Real Madrid todo fechado junto à sua área, mas, consecutivamente, a bola foi-se recusando a entrar.

Di María (cinco minutos), Mbappé (18, 50, 77 e 90), Nuno Mendes (52), Messi (62, no penálti falhado, e 75) e Neymar (87) tiveram boas oportunidades para marcar, mas, por falta de pontaria ou mérito de Courtois e das pernas à sua frente, nenhum dos remates entrou, até ao último, um ‘castigo’ merecido para os ‘merengues’.

Além de ter ficado em desvantagem na eliminatória, o Real Madrid perdeu para a segunda mão um jogador ‘chave’ (Casemiro) e ainda o lateral esquerdo Mendy, ambos por terem visto o cartão amarelo – eram os dois jogadores que estavam à ‘bica’.

Os encontros da segunda mão realizam-se dentro de três semanas, mais precisamente em 09 de março, uma quarta-feira.

A primeira mão dos ‘oitavos’ prossegue na quarta-feira, com os italianos do Inter Milão a receberem os ingleses do Liverpool, de Diego Jota, e os alemães do Bayern Munique a deslocarem-se ao reduto dos austríacos do Salzburgo.

Na próxima semana, joga o Benfica, que recebe o Ajax, em 23 de fevereiro, dia em que o Atlético de Madrid, de João Félix, recebe o Manchester United, de Ronaldo, Bruno Fernandes e Dalot. Na véspera, o campeão Chelsea recebe o Lille, de Djaló, Fonte, Xeka e Renato Sanches, e o Villarreal é anfitrião da Juventus.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?