loading

LE: FC Porto e Sporting de Braga com pleno de apuramentos nos 'oitavos'

O FC Porto e o Sporting de Braga estiveram, cada qual, duas vezes nos oitavos de final da Liga Europa em futebol e seguiram sempre em frente, na primeira vez para se encontrarem na final.

LE: FC Porto e Sporting de Braga com pleno de apuramentos nos 'oitavos'

Em 2010/11, os ‘arsenalistas’, que tinham ‘tombado’ da fase de grupos da Liga dos Campeões e eliminado os polacos do Lech Poznan nos 16avos de final, foram a equipa sensação dos ‘oitavos’, ao afastarem o ‘todo-poderoso’ Liverpool.

Face aos ingleses, os ‘arsenalistas’ venceram em casa por 1-0, em 10 de março de 2011, graças a um penálti convertido pelo brasileiro Alan, aos 18 minutos, e, uma semana depois, conseguiram segurar o ‘nulo’ em Anfield Road.

Por seu lado, o FC Porto, que fez todo o seu trajeto na Liga Europa, chegou aos ‘oitavos’ ao superar nos ‘16 avos’ o Sevilha (2-1 fora e 0-1 em casa), no primeiro ponto de ‘contacto’ com o Sporting de Braga, que havia batido os andaluzes no ‘play-off’ da ‘Champions’ (1-0 em casa e 4-3 fora).

Nos oitavos de final, os ‘azuis e brancos’ não deram hipóteses ao CSKA Moscovo, que bateram nos dois encontros, com o colombiano Fredy Guarín a selar o resultado na capital da Rússia (1-0) e faturar também no Dragão, depois do brasileiro Hulk inaugural o marcador (2-1).

Os bracarenses afastaram, depois, o Dinamo Kiev (quartos de final) e o Benfica (meias-finais), na primeira eliminatória europeia entre equipas lusas, enquanto os portistas superaram Spartak Moscovo (‘quartos’) e Villarreal (‘meias’).

Na primeira final, e até agora única, entre duas formações portugueses, disputada em Dublin, em 18 de maio de 2011, o FC Porto, de André Villas-Boas, venceu o Sporting de Braga, de Domingos Paciência, por 1-0, graças a um tento do avançado colombiano Radamel Falcao, aos 44 minutos.

Depois dessa história época, com três equipas lusas nas meias-finais, os dois clubes só estiveram mais uma segunda vez nos ‘oitavos’ da Liga Europa e ambos voltaram a seguir em frente.

A formação portista, cliente habitual da Liga dos Campeões, conseguiu-o em 2013/14, ao afastar os italianos do Nápoles (1-0 em casa e 2-2 fora), depois de já ter deixado pelo caminho os alemães do Eintracht Frankfurt.

Um golo do avançado colombiano Jackson Martínez, aos 57 minutos, decidiu o jogo no Dragão, para, em Nápoles, Goran Pandev empatar a eliminatória, com um golo aos 21.

Na segunda metade, o argelino Nabil Ghilas, aos 69 minutos, e o internacional luso Ricardo Quaresma, aos 76, deram a volta ao jogo, de nada valendo aos napolitanos o golo de Duván Zapata, já nos descontos, aos 90+2.

O FC Porto acabaria por ‘cair’ nos quartos de final, vítima da ‘vingança’ do Sevilha, que perdeu por 1-0 no Dragão, mas respondeu em casa com um triunfo por 4-1.

Por seu lado, o Sporting de Braga voltou aos ‘oitavos’ na época 2015/16, para afastar os turcos do Fenerbahçe, que bateu em casa por 4-1, depois de um desaire em Istambul por 1-0, culpa de um tento de Mehmet Topal, aos 82 minutos.

Na segunda mão, Hassan adiantou os ‘arsenalistas’, aos 11 minutos, mas, aos 45+4, Alper Potuk empatou o jogo, colocando a equipa de Paulo Fonseca a dois tentos dos ‘quartos’.

A resposta chegou na parte final, com o Sporting de Braga a conseguir o apuramento, ao marcar três golos, por intermédio de Josué, aos 69 minutos, de grande penalidade, do sérvio Stojiljkovic, aos 74, e do agora benfiquista Rafa, aos 83.

Como o FC Porto dois anos antes, o Sporting de Braga também foi afastado logo a seguir, nos ‘quartos’, ao perder face aos ucranianos do Shakhtar Donetsk (1-2 em casa e 0-0 fora).

Na terceira presença nos ‘oitavos’ da Liga Europa, os ‘dragões’ e os ‘arsenalistas’ vão ‘medir forças’ com duas equipas francesas, respetivamente o Lyon e o Mónaco. As eliminatórias começam ambas em Portugal.

O FC Porto recebe o Lyon na quarta-feira, pela 17:45, e o Sporting de Braga é anfitrião do Mónaco na quinta-feira, pelas 20:00. No dia 17 de março, em França, os bracarenses jogam primeiro, às 17:45, e os portistas a partir das 20:00.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?