loading

Crónica: Moreirense guiado por Derik ultrapassa Tondela em sete minutos

Dois raides do suplente Derik Lacerda pela esquerda guiaram hoje a vitória do Moreirense sobre o Tondela, por 2-0, trocando posições na fuga à descida, em encontro de ‘aflitos’ da 30.ª jornada da I Liga de futebol.

Crónica: Moreirense guiado por Derik ultrapassa Tondela em sete minutos

Em Moreira de Cónegos, o avançado brasileiro foi aposta madrugadora de Ricardo Sá Pinto, para suprir a lesão de Yan, e fabricou os dois momentos altos do jogo, finalizados pelo compatriota Rafael Martins, aos 40 minutos, e pelo belga Kevin Mirallas, aos 45+2.

O Moreirense, que já tinha contado na jornada anterior com duas assistências de Derik para o ‘bis’ de Jefferson na vitória ante o Gil Vicente (2-1), subiu ao 16.º e antepenúltimo lugar, de acesso ao ‘play-off’ de permanência, com 26 pontos, a um do Arouca, 15.º.

A quatro dias de tentar ‘selar’ uma inédita presença na final da Taça de Portugal ante o Mafra, da II Liga, o Tondela ‘caiu’ pela primeira vez desde a sexta jornada na zona de despromoção direta, sendo agora 17.º, com 25 pontos, a quatro rondas do fim da I Liga.

Contando apenas dois jogos como suplente utilizado em 2022, Sori Mané aproveitou o castigo de Fábio Pacheco para ser titular pela primeira vez sob orientação de Ricardo Sá Pinto, num ‘onze’ em que, logo aos 12 minutos, Derik Lacerda rendeu o lesionado Yan.

A partida começava a definir contornos nessa altura, com a pressão minhota a limitar as ações dos pupilos de Nuno Campos, que, dois jogos depois, voltou a incluir Daniel dos Anjos no ataque, mas sem engrenar um ritmo que colocasse à prova Mateus Pasinato.

Se o Tondela foi perdendo discernimento, o Moreirense cresceu a caminho do intervalo, gerando perigo num desvio de cabeça ao lado de Artur Jorge, após canto na direita de Godfried Frimpong, aos 29 minutos, e num ‘tiro’ cruzado na esquerda de Derik, aos 34.

O extremo brasileiro, cuja entrada precoce derivou Kevin Mirallas para o flanco destro e fez baralhar por completo as marcações beirãs, seria decisivo aos 40 minutos, ao atirar para defesa incompleta de Pedro Trigueira, que Rafael Martins capitalizou na recarga.

Derik Lacerda esteve novamente em evidência no segundo minuto de descontos, ao ganhar espaço mais uma vez na esquerda e cruzar rasteiro para Kevin Mirallas, reforço sonante dos ‘cónegos’ em janeiro, que se estreou a marcar na I Liga ao sexto desafio.

João Pedro, primeira cartada de Nuno Campos no regresso dos balneários, ainda tentou dar um safanão no marasmo do Tondela, aos 55 minutos, logo antes de o árbitro Artur Soares Dias invalidar um golo de cabeça de Marcelo Alves, por falta sobre Jefferson.

O conjunto de Sá Pinto foi cedendo à tentação de recuar linhas e defender a vantagem, vincando a alteração do ‘4-3-3’ para o ‘3-4-3’ nas saídas conjuntas de Kevin Mirallas e Rafael Martins e nas entradas faseadas dos defesas Matheus Silva e Pedro Amador.

Essa maior coesão defensiva do Moreirense só foi ameaçada aos 65 minutos, quando Salvador Agra, isolado por João Pedro, esbarrou em PasinAto, sem que os suplentes Renat Dadashov, Juan Manuel Boselli e Matías Lacava viessem refrescar os beirões.

Depois de sete jornadas nos lugares de descida direta e 12 a sofrer golos, os minhotos abrilhantaram o encontro 400 no escalão principal com solidez nos dois extremos do campo, obtendo o segundo triunfo seguido, para a melhor série de resultados da época.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?