loading

João Paulo Correia conciliador face às críticas de Frederico Varandas

O recém-empossado secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, priorizou hoje “um papel conciliador” face às críticas que recebeu no domingo do presidente do Sporting, Frederico Varandas.

João Paulo Correia conciliador face às críticas de Frederico Varandas

“Tenho um papel conciliador e construtivo. É isso que procuro fazer, portanto não quero fazer nenhum comentário”, afirmou aos jornalistas, à entrada para o debate "Violência no Desporto: Prevenir e sensibilizar para um desporto melhor", que decorreu no Centro Paroquial de Mafamude e foi promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

No discurso para assinalar o 19.º aniversário do núcleo do Sporting de Carregal do Sal, Frederico Varandas fez duras críticas a quem elogiou o presidente do FC Porto, caso do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que, em declarações à agência Lusa em 23 de abril, classificou Pinto da Costa de “referência do desporto nacional”.

“Senhor secretário de Estado, não é preciso a justiça portuguesa dizer o quer que seja para sabermos que o senhor Pinto da Costa é um corruptor ativo e alguém que deveria estar banido do dirigismo desportivo há décadas”, atirou o dirigente máximo dos ’leões’.

Sustentando essa acusação com os processos 'Apito Dourado' e 'Cartão Azul', Frederico Varandas estimou que “difícil é explicar a qualquer cidadão como é que uma pessoa apanhada a dizer isto [alegando escutas ilegais do ‘Apito Dourado’] não é condenada”.

“Ao senhor Pinto da Costa, por mais que lhe custe e por mais tentativas que faça para apagar as suas ações, será sempre recordado como um corruptor ativo e eu aqui estarei para lhe recordar até ao último dia da sua presidência que é um corruptor ativo e uma vergonha para o desporto português. Um país que reconhece o senhor Pinto da Costa como uma referência do desporto é um país sem valores. E um país sem valores é um país sem futuro. Portugal não pode nem nunca poderá ser esse país”, acrescentou.

Na segunda-feira, o FC Porto comunicou que vai “agir judicialmente” contra o presidente do Sporting, alegando que foram reproduzidas declarações “falsas e insultuosas” e que competirá à justiça avaliar “ações graves - e reiteradas - de pura piromania mediática”.

A troca de palavras começou em outubro de 2020, quando Frederico Varandas chamou “bandido” a Pinto da Costa, referindo que o presidente dos ‘dragões’ “no dia em que se retirar, ou for obrigado a retirar-se, prestará um grande serviço ao futebol português”.

Pinto da Costa interpôs uma queixa contra Frederico Varandas, devido a considerações “ofensivas da sua honra ou consideração através de meio de comunicação social” e, de acordo com a decisão instrutória do Tribunal Judicial da Comarca do Porto, o dirigente máximo dos ‘leões’ será julgado por ter difamado o seu homólogo dos ‘azuis e brancos’.

Frederico Varandas ‘reformulou’ de “bandido” para “corruptor ativo” a qualificação a Pinto da Costa, numa reação a essa decisão em 05 de março, três semanas após o jogo FC Porto-Sporting, da 22.ª ronda da I Liga, que terminou empatado 2-2, e ficou marcado por desacatos entre jogadores e elementos das duas equipas dentro e fora do relvado.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?