loading

Crónica: Portugal com empate algo 'amargo' com Suíça na estreia

Portugal esteve hoje muito perto de entrar a ganhar no Europeu feminino, mas ficou-se por um algo ‘amargo’ empate a dois com a Suíça, culpa de dois golos sofridos nos instantes iniciais, na região de Manchester.

Crónica: Portugal com empate algo 'amargo' com Suíça na estreia

No jogo teoricamente menos complicado do Grupo C, que também inclui Países Baixos e Suécia, a formação das ‘quinas’ começou praticamente com 0-2, já que Couba Sow marcou após 80 segundos e Rahel Kiwic ‘dobrou’ a vantagem helvética aos cinco minutos.

A seleção lusa acusou, inevitavelmente, os dois golos e pouco conseguiu fazer até ao intervalo, mas transfigurou-se na segunda parte, na qual marcou dois golos e criou mais uma ‘mão cheia’ de oportunidades para chegar ao terceiro.

Diana Gomes, aos 58 minutos, e Jéssica Silva, aos 65, marcaram os golos lusos, enquanto Diana Silva, aos 78 e aos 83, e Telma Encarnação, aos 88, num grande remate ao poste direito, e aos 89, poderiam ter concretizado a reviravolta.

Os números – 56% de posse de bola, contra 44%, 16 remates contra sete, 51 ataques contra 22 e nove cantos contra dois – ajudam a explicar que Portugal fez mais por ganhar, sendo que a Suíça, além dos dois golos, praticamente só assustou num remate de Reuteler que bateu entre o poste e a trave, após um canto, aos 80 minutos.

Com o empate, a formação das ‘quinas’ não hipoteca nada, mas seguem-se (quarta-feira) os Países Baixos, ‘somente’ as campeãs em título, e depois (17 de julho) a Suécia, vencedora da primeira edição, em 1984, e sempre do ‘top 8’ em 10 presenças.

Em relação ao que se prognosticava, Portugal só entrou com uma surpresa no ‘onze’, a presença de Ana Borges em detrimento de Kika Nazareth, que esteve doente nos últimos dias.

A seleção lusa não poderia ter entrado no Europeu de pior forma, já que bastaram 80 segundos para ficar em desvantagem, após uma jogada de ressaltos, com o último a encontrar Sow, que rematou forte de pé direito de fora da área, fazendo a bola entrar junto ao poste direito da surpreendida Inês Pereira.

O ‘pesadelo’ luso intensificou-se pouco depois, aos cinco minutos, com Portugal a fazer uma falta longe da sua área, mas não impeditiva de Bachmann centrar para o cabeceamento da ‘gigante’ Kiwic, que, colocada em jogo por Carole Costa, ganhou no duelo com Catarina Amado e faturou.

Quando ‘começou’ a jogar, Portugal já perdia por 0-2 e, perante uma Suíça moralizada e que se ‘plantou’ atrás, teve dificuldades em reagir, cenário que durou até ao intervalo.

Um livre de Dolores Silva ao qual ninguém chegou (oito minutos), uma entrada na área de Jéssica Silva (20), um remate de Dolores à entrada área (37) e um calcanhar de Diana Silva (41), os últimos dois lances após cantos, não chegaram a ‘assustar’.

Portugal veio para a segunda parte com outra disposição, mais rápido, mais ofensivo, começou a rematar mais e a ganhar sucessivos cantos, para, aos 58 minutos, reduzir, por Diana Gomes, com o joelho, na recarga, depois de Thalmann defender para a frente o seu cabeceamento, após canto de Ana Borges.

A formação das ‘quinas’ ganhou ainda mais ‘alma’ e foi em busca da igualdade, que não demorou a concretizar: aos 65 minutos, Catarina Amado recuperou uma bola perto da área contrária e Tatiana Pinto centrou da direita para o desvio vitorioso de Jéssica Silva na pequena área.

O empate não mudou nada no jogo, pelo contrário, com Portugal, insatisfeito, a continuar a ‘cavalgar’ em busca de mais golos, da primeira vantagem no jogo, que quase chegou aos 78 minutos, não fosse Diana Silva ter ‘cabeceado’ com o ombro.

Na resposta, aos 80 minutos, após um canto, Reuteler, numa recarga, atirou onde o poste se junta à trave, na única vez que - exceção aos golos - as helvéticas assustaram Portugal.

A formação das ‘quinas’ estava, porém, por cima, algo reforçado com as entradas de Kika Nazareth e Telma Encarnação, que atirou ao poste direito, aos 88 minutos, e, isolada, perdeu muito tempo, aos 89, já depois de Diana Silva voltar a falhar, aos 83. Apesar do final ‘frenético’, o marcador já não mexeu.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?