loading

Crónica: Gil Vicente arranca empate no último suspiro frente Rio Ave pragmático

Gil Vicente e Rio Ave empataram hoje 2-2, na partida da sétima jornada da I Liga, em que os minhotos arrancaram a igualdade no último 'suspiro' do desafio, quebrando o pragmatismo dos vila-condenses.

Crónica: Gil Vicente arranca empate no último suspiro frente Rio Ave pragmático

A formação da foz do Ave, apesar de mais retraída, tinha cavado uma vantagem de dois golos, através de Guga (45+4) e Aziz (71), a que os gilistas responderam na parte final, com os tentos de Fran Navarro (80) e Murilo (90+6), este último numa altura em que o Rio Ave jogava reduzido a 10, pela expulsão de Guga (83).

Com este resultado, os barcelenses sobem provisoriamente ao 10.º posto, agora com nove pontos, enquanto que o Rio Ave segue, também à condição, em 13.º, com seis.

Apesar de mais necessitados de pontos, os vila-condenses entraram com pouca garra no desafio, entregando a iniciativa ao adversário e concentrando as suas ações em terrenos mais recuados, perante um Gil Vicente mais ambicioso.

Os galos, apesar de nem sempre definirem bem, eram insistentes a tentarem encontrar brechas na defesa forasteira, com Mizuki Arai e Fran Navarro, ainda antes dos 20 minutos a testarem a atenção do guardião do vila-condense Jhonatan.

O Rio Ave sentia dificuldades para responder em contra-ataque, e com pouca articulação entre setores, era quase sempre uma 'presa fácil' para os minhotos, conseguindo o seu primeiro remate só perto de meia-hora, num tiro de longe de Paulo Vítor, mas sem grande perigo.

Do outro lado, os ‘galos’ intensificavam a pressão e logo depois tiveram a melhor oportunidade da etapa inicial, quando Boselli surgiu em posição privilegiada frente a Jhonatan, mas rematou por cima.

No entanto, já em tempo de compensação do primeiro tempo, e totalmente contra a corrente do jogo, o Rio Ave surpreendeu, com Guga a aproveitar uma descompensação da defesa gilista, para desviar para o 1-0 um cruzamento de Miguel Baeza.

No regresso do descanso a toada de jogo não se alterou, com o Gil Vicente, reforçado com a entrada de Kevin Medina para o lugar de Boselli, a voltar a assumir as ‘rédeas do desafio’ e a mostrar-se mais pressionante e rematador.

O próprio Medina, com um remate para boa defesa de Jhonatan, e Murilo, regressado à competição depois de vários meses de lesão, com um livre perigoso, corporizaram o ascendente gilista, mas que continuava a pecar na altura da finalização.

Essa pecha não sentia o Rio Ave, que aos 71 minutos deu nova lição de pragmatismo, chegando ao segundo golo, num rápido contragolpe, desenhado por Costinha e Ukra, que Aziz finalizou com astúcia.

Mesmo com desvantagem mais pronunciada, os minhotos não desmoralizaram e continuaram na procura do golo, acabando por reduzir por 2-1, num contra-ataque finalizado por Fran Navarro, num belo 'chapéu' ao guarda-redes do Rio Ave.

O tento animou, ainda mais, os comandados de Ivo Vieira, que pouco depois viram o capitão do Rio Ave, Guga, ver dois amarelos em oito minutos, deixando a equipa reduzida e dez elementos para parte final.

Os galos vincaram, então, a pressão, encostando o adversário à sua área, e já aos 90+5 retiraram frutos da crença, com Murilo, a coroar de forma inesquecível o seu regresso aos relvados, com um forte remate que estabeleceu o 2-2 final.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?